Entenda a importância das normas de biossegurança em sua clínica

Entenda a importância das normas de biossegurança em sua clínica

A biossegurança é um conjunto de normas que tem como objetivo garantir a proteção da população, dos profissionais de saúde e do meio ambiente, além de diminuir os riscos de acidentes laborais em prestadoras de serviços de saúde – como clínicas médicas e odontológicas, hospitais e laboratórios -, já que nesses locais existe grande exposição à agentes patogênicos, além de riscos físicos e químicos.

Acompanhe a leitura e entenda a importância de adotar as normas de biossegurança em sua clínica!

A biossegurança busca garantir as boas condições laborais, boas práticas no ambiente e a qualificação da equipe de trabalho. Segundo as normas, uma prestadora de serviços de saúde precisa assegurar aos profissionais:

– Equipamentos adequados às tarefas executadas – como luvas, máscaras, jalecos e aventais.

– Treinamento a respeito do manuseio e descarte de materiais – como seringas, agulhas, remédios, insumos com materiais biológicos, etc.

A maior parte dos acidentes de trabalho ocorridos com profissionais da saúde são causados por ferimentos com agulhas ou outros materiais perfurocortantes e pelo contato direto com sangue e outros insumos contaminados. Por isso, o uso de luvas e a orientação sobre o descarte correto dos materiais é fundamental para diminuir o número de acidentes laborais na clínica.

Também é importante que o descarte dos materiais biológicos e químicos, que apresentam alta periculosidade tanto para a população quanto para o meio ambiente, seja feito de forma correta para que não haja nenhum risco de deterioração do ambiente nem de proliferação de agentes patogênicos.

– Orientação a respeito do uso dos equipamentos fora do ambiente laboral.

– Orientação sobre não abraçar pessoas ou carregar crianças utilizando os equipamentos de trabalho.

– Orientação sobre a importância de higienizar as mãos constantemente.

Em prestadoras de serviços médicos há um grande número de bactérias resistentes e outros tipos de agentes biológicos. O uso de jalecos e outros equipamentos médicos em locais fora do ambiente de trabalho pode levar esses agentes biológicos e bactérias resistentes para fora da clínica e aumentar os riscos de propagação de doenças. A higienização das mãos, bem como não abraçar pessoas e carregar crianças utilizando equipamentos de trabalho, também diminui esses riscos.

– Carteira de vacinação atualizada.

Com a carteira de vacinação atualizada, mesmo que ocorra um acidente de trabalho, os profissionais ficam menos expostos a adquirir algum tipo de doença.

Embora muitas prestadoras de serviços de saúde tenham a biossegurança como normas que dificultam o a execução do trabalho, são elas que garantem a segurança dos funcionários, da população e do meio ambiente. Além disso, a biossegurança é uma legislação, sendo obrigatório o cumprimento de suas normas.

Conte sua experiência para gente! Sua clínica já se adequou às normas de biossegurança? Está com dificuldades de se adequar a elas? Contate-nos através dos nossos canais de comunicação!

Preocupados com todas as esferas da saúde, nós trabalhamos para que sua clínica alcance a excelência. Conte sempre com o MedPlus!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.