Skip to main content

Entenda o que é Medicina Preditiva e sua influência na área da saúde

A Medicina Preditiva é resultado do aprimoramento da inteligência artificial e seu direcionamento para a saúde, que possibilita a identificação de doenças muito antes do aparecimento dos primeiros sintomas. Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre a Medicina Preditiva e seus benefícios. Confira!

O que é Medicina Preditiva

A Medicina Preditiva é um conjunto de medidas destinadas ao cuidado da saúde que está apoiado em recursos tecnológicos que possibilitam a detecção de predisposições genéticas para determinadas doenças, diagnosticando-as precocemente. É a capacidade de se realizar predições quanto à possibilidade de um indivíduo desenvolver alguma desordem orgânica, minimizando ou até evitando o aparecimento dos primeiros sintomas.

Essa vertente da medicina ganha força nos últimos anos graças ao investimento destinado às tecnologias digitais e inteligência artificial, que são a base da idealização de inúmeras pesquisas relacionadas ao genoma humano, além do desenvolvimento de tecnologias aplicadas ao dia a dia do paciente que podem colher dados fundamentais para a leitura de seu estado de saúde.

Com a aplicação da Medicina Preditiva, é possível acompanhar a saúde presente e futura do paciente, por meio de estudo do histórico familiar e mapeamento genético, além de dispositivos médicos utilizados pelos pacientes para acompanhar alterações orgânicas, como aumento de pressão sanguínea ou índices glicêmicos, por exemplo, que emitirá alertas em tempo real para o usuário ou mesmo o médico responsável por seus cuidados. Dessa forma, é possível mapear os dados colhidos por estes gadgets e, a partir deles, estimar os principais riscos a que o paciente e a equipe médica devem se atentar e traçar estratégias de prevenção e tratamento.

Diferente da Medicina Preventiva, que leva em conta a manutenção de hábitos saudáveis e exames de rotina, a medicina preditiva utiliza informações genéticas e inteligência de dados para estabelecer com mais precisão quais doenças devem ser ponto de atenção para o paciente em questão.

Medicina Preditiva e seus benefícios para a saúde

A Medicina Preditiva traz avanços importantes para essa área por focar seus esforços na saúde e qualidade de vida das pessoas antes que a doença apareça e não apenas desenvolvendo métodos eficazes de tratamento. A inversão dessa lógica é benéfica pois pode diminuir a incidência de muitas doenças entre a população – o que, por consequência, reduz significativamente os custos com medicina assistencial, medicamentos, internações e terapias, além de diminuir as chances de afastamento do indivíduo do convívio social e do trabalho decorrentes de problemas de saúde.

A Medicina Preditiva é, sem dúvida, um passo decisivo que impacta a forma como a medicina será aplicada nas gerações futuras e que definirá seu alcance na transição de métodos curativos para métodos preventivos, reduzindo a utilização de recursos e melhorando a qualidade de vida da população.

A sua clínica já utiliza tecnologias para monitorar seus pacientes? Conte para nós nos comentários!

Conte sempre com o MedPlus, seu software de gestão médica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *