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Imagem de uma mão segurando um celular

Entenda o que são os chatbots e como eles podem ajudar sua clínica

Num contexto em que a tecnologia ocupa grande espaço no dia a dia de todas as empresas, a tendência é que sempre surja no mercado novos aparatos tecnológicos que busquem facilitar o trabalho das empresas e oferecer uma melhor experiência para o cliente.

O chatbot é uma dessas novidades do mercado digital e o MedPlus traz, neste artigo, algumas informações importantes a respeito deles, além de te mostrar como esse recurso pode ajudar sua clínica. Acompanhe a leitura e confira!

Afinal, o que são os chatbots?

Chatbots, como o próprio nome sugere, são nada mais do que robôs de chat. Trata-se de um software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens entre usuário (cliente) e empresa.

Os chatbots podem ser simples ou complexos, dependendo da necessidade da empresa. Os mais simples oferecem ao usuário uma resposta automática com o intuito de orientá-lo, ajudando a sanar dúvidas ou auxiliando o cliente a realizar alguma ação. Já os mais complexos usam inteligência artificial, que o tornam capazes de entender e aprender com os exemplos de atendimento feitos, além de permitir que eles realizem ações mais complexas – como integrar os sistemas da empresa.

Aplicações do chatbots em uma clínica médica

As aplicações dos chatbots são diversas e vão desde atendimento a clientes até geração de leads. Numa clínica médica eles podem ser aplicados para:

Relacionamento com o cliente

Iniciando um bate-papo de forma interativa, eficiente e autônoma, o chatbot da sua clínica pode auxiliar os pacientes a identificar sintomas e, depois, encaminhá-los para a agenda do especialista. Além disso, ele pode agendar consultas, sanar dúvidas e direcioná-los para outro tipo de atendimento – caso seja necessário.

Realização de pesquisas

Com o chatbot sua clínica consegue transformar pesquisas de satisfação, muitas vezes um preenchimento de questionário extenso e monótono, em diálogos amigáveis – fazendo com o que o usuário se sinta mais motivado a responder perguntas, facilitando a captação de dados.

Geração de Leads

O chatbot pode ser utilizado também para a geração de Leads, com ele você retém o visitante por mais tempo no site e capta dados de contato, como e-mail e telefone. Com esses dados, a equipe de responsável da sua clínica pode enviar e-mail marketing e SMS para esses visitantes com o intuito de transformá-los em clientes.

Vantagens do uso dos chatbots para a clínica

Ao usar o chatbot, sua clínica melhora o relacionamento com o cliente e a qualidade do atendimento, aumenta o número de leads e de pacientes, conta com uma base de dados maior e mais sólida, automatiza processos – como agendamento e atendimento para sanar dúvidas – e disponibiliza mais tempo dos funcionários (principalmente da secretária e do médico) para realizar tarefas que necessitam de dedicação e atenção.

Além disso, por ser personalizável, o chatbot pode ter a cara da sua clínica, o que aumenta a proximidade com o seu público-alvo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o chatbot e as vantagens que ele traz para as empresas, está pensando em utilizá-lo em sua clínica? Já conhecia algumas das aplicações dessa ferramenta?  Conte-nos sua experiência através dos nossos canais de comunicação!

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