Por Carla Helena Lange em 13/03/2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Ergonomia no consultório médico: você tem se atentado a essa questão em sua clínica?

Profissional de saúde com a mão na lombar

A manutenção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores tem sido cada vez mais preocupação dos órgãos públicos. Por isso, o Ministério do Trabalho e Emprego criou a Norma Regulamentadora nº17 (ergonomia) com o intuito de estabelecer parâmetros, procedimentos e metas para prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho, bem como de patologias específicas para cada tipo de tarefa laboral.

Nesse sentido, muitas empresas têm buscado implementar as técnicas da ergonomia no ambiente de trabalho de seus colaboradores, buscando se adequar às exigências do Ministério do Trabalho, garantir o bem-estar de seus funcionários e aumentar a produtividade de sua equipe.

Pensando nisso, nós, do MedPlus, trouxemos algumas informações sobre a ergonomia e os benefícios que ela traz para sua clínica e seus funcionários. Acompanhe a leitura e confira!

Afinal, o que é ergonomia?

A ergonomia é o estudo da relação entre o indivíduo e seu ambiente de trabalho. Ela oferece ao trabalhador o conforto adequado para realizar suas atividades diárias, além de mecanismos de prevenção de acidentes e de patologias específicas para cada tipo de tarefa executada.

Quais os benefícios da ergonomia para meus funcionários e minhas clínicas?

A má postura e as lesões por esforços repetitivos podem causar diversos males ao longo do tempo, podendo até impossibilitar que o trabalhador retorne a exercer suas atividades diárias no trabalho em decorrência, por exemplo, de uma deficiência motora.

As técnicas da ergonomia têm por objetivo justamente adequar o ambiente de trabalho às necessidades do profissional para que ele se sinta confortável e, diminuindo os riscos de acidentes e de patologias.

Para o profissional, ela garante maior conforto, segurança e disposição na realização das atividades diárias, diminui a possibilidade de patologias relacionadas à execução de movimentos repetidos e a possibilidade de afastamento médico por conta das atividades exercidas no trabalho.

Com o maior conforto e bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, sua melhor qualidade de vida, a empresa garante um ambiente de trabalho saudável com funcionários motivados (sem estresse ou cansaço) e dispostos a exercer suas atividades.

Num ambiente em que a disposição e motivação dos funcionários fazem toda a diferença com os clientes, como é o caso das clínicas médicas, garantir um bom ambiente de trabalho com as técnicas da ergonomia é uma ótima forma de atrair e reter pacientes, bem como de aumentar a produtividade e os bons resultados da clínica.

Como implementar a ergonomia no ambiente de trabalho da minha clínica?

Geralmente, a ergonomia pode ser aplicada através de técnicas como ginástica laboral, adaptação do ambiente de acordo com a função e carga horária do profissional, intervalos regulares e rotatividade das tarefas, equipamentos adequados à função, etc.

Para profissionais que trabalham muito na frente do computador (a realidade de boa parte dos profissionais), é importante que a empresa os incentive a fazer pequenas pausas ao longo do dia – para movimentar o corpo, descansar a vista e o cérebro.

Também é indicado realizar algumas técnicas de ginástica laboral para aquecer os músculos e tendões, diminuindo as chances de lesões causadas por esforços repetitivos.

Por fim, é fundamental que a clínica disponha de equipamentos que garantam a boa postura física dos funcionários em seus postos de trabalho – como cadeiras com encosto e altura ajustável (para que as telas fiquem à altura dos olhos, sem a necessidade de dobrar ou esticar o pescoço), apoio para os pés (para que as pernas fiquem esticadas e confortáveis), apoio para os cotovelos (de forma que os antebraços fiquem juntos ao corpo e o cotovelo forme um ângulo de 90º, com os braços apoiados confortavelmente), entre outros.

Se adequar às normas e utilizar a ergonomia para garantir o bem-estar dos funcionários e a produtividade da clínica podem exigir algumas mudanças no ambiente de trabalho, mas é uma técnica que traz diversos benefícios para clínica.

Sua empresa já se adequou à essas normas? Encontra dificuldades para utilizar as técnicas da ergonomia no ambiente de trabalho da sua clínica? Conte-nos sua experiência através dos nossos canais de comunicação. Estamos sempre antenados para trazer todas as novidades da área médica para você. Conte sempre com o MedPlus!

Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.