Por Carla Helena Lange em 27/03/2020
Tempo de leitura: 4 minutos

Fidelize seus clientes em sua clínica de oftalmologia

Captar pacientes é importante, mas a fidelização traz mais benefícios para sua clínica de oftalmologia. Entenda mais sobre esse assunto.
fidelize pacientes em sua clinica de olhos

Uma paciente procura por uma clínica de olhos em sua cidade e encontra a sua. Ela liga e agenda um horário e fica super feliz por ter sido tão bem atendida pela sua secretária. Mas esse é somente o primeiro passo para a fidelização de seus pacientes.

Poucos dias depois ela chega ao seu consultório, sua sala de espera é super aconchegante e sua recepcionista a encaminha para a consulta rapidamente. Uma vez que ela não precisou esperar por horas para ser atendida, ela está bem satisfeita até o momento.

Durante a consulta o oftalmologista a atende com muita atenção, e depois de avaliar a situação ele apresenta o diagnóstico e explica quais procedimentos e medicamentos ela deverá utilizar. Tudo dito em uma linguagem bastante clara e simples. 

Esta paciente volta para casa, segue as diretrizes indicadas pelo médico e se sente muito melhor. 

O que isso tudo tem a ver com fidelização? Esta paciente, tendo em vista a experiência positiva que teve com sua clínica, indicará seu trabalho para seus familiares e amigos. E mais, assim que ela precisar novamente de uma clínica de oftalmologia, ela irá escolher a sua!

A situação apresenta alguns fatores que podem gerar a fidelização de um paciente. Há muito mais que pode ser feito. Quer conhecer estratégias para fidelização de pacientes? Continue sua leitura e aprenda gratuitamente:

  1. Invista em marketing de fidelização
  2. Facilite o processo de agendamento
  3. Ofereça atendimento rápido e de qualidade
  4. Tenha uma sala de recepção confortável
  5. Tenha uma gestão organizada
  6. Utilize a tecnologia em sua clínica
  7. Capacite sua equipe
  8. Conte com o prontuário eletrônico
  9. Atenda por meio de convênios de saúde
  10. Facilite o pagamento das consultas e procedimentos particulares

A importância da fidelização

Fidelize pacientes em sua clínica de olhos MedPlus

Como você já deve ter percebido no exemplo citado no início do texto, a fidelização de pacientes traz diversos benefícios para uma clínica de oftalmologia. 

Os principais benefícios da fidelização de pacientes são:

  • A garantia de que o paciente voltará a consultar com você quando necessário;
  • Ele acabará indicando sua clínica para outras pessoas;
  • O fluxo do caixa se manterá positivo;
  • Sua clínica de olhos será um negócio rentável.

A renda do seu consultório vem do pagamento das consultas e procedimentos feitos. Muitos médicos acabam focando apenas na captação de pacientes, e esquecem de procurar maneiras de fidelizar essas pessoas.

Um problema visto que a captação de pacientes requer investimentos maiores, principalmente, em marketing, para que sua clínica ganhe visibilidade. 

Por outro lado, ações para fidelização de pacientes são internas, possuem um investimento menor, e aumentam a qualidade dos seus serviços, tornando sua clínica bastante sólida perante a concorrência.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o número de oftalmologistas no Brasil é de mais de 20.425 mil. Como o cenário é de grande concorrência, depois que um paciente é captado, ele deve ser fidelizado, caso contrário, outro oftalmologista pode fazer isso. 

Estratégias que garantem a fidelização de pacientes

Existem muitas ações que podem fidelizar os pacientes em sua clínica de olhos. Conheça algumas estratégias práticas que são bastante efetivas:

1. Invista em marketing de fidelização

Conte com conteúdos que vão engajar seus pacientes, como dicas básicas sobre saúde e até mesmo novidades em sua clínica de oftalmologia.

2. Facilite o processo de agendamento

Com uma agenda atualizada, sua secretária conseguirá visualizar os horários em aberto, facilitando o agendamento de novas consultas e procedimentos. Outra forma de facilitar o agendamento é realizando ele através do canal disponibilizado pelo MedPlus que fica integrado diretamente a sua agenda. 

3. Ofereça atendimento rápido e de qualidade

Seu atendimento deve ser humanizado e atento, e as longas esperas que antecedem o atendimento devem ser evitadas. Afinal de contas, ninguém gosta de esperar.

4. Tenha uma sala de recepção confortável

Mesmo que seu paciente passe pouco tempo ali, ele deve se sentir confortável no ambiente.

5. Tenha uma gestão organizada

Quando todos os setores da clínica funcionam bem, os pacientes percebem a organização e se sentem mais seguros em relação ao trabalho desenvolvido na clínica. 

6. Utilize a tecnologia em sua clínica

Não estamos falando apenas dos aparelhos necessários para realizar seus atendimentos. Sistemas de gestão também podem tornar sua clínica muito mais produtiva e com um atendimento mais ágil e assertivo. Para isso, conte com o MedPlus!

7. Capacite sua equipe

Uma equipe bem treinada e capacitada dá conta de desenvolver suas tarefas com muito mais qualidade e rapidez. Ofereça cursos e workshops para que todos estejam capacitados para suas devidas tarefas. 

8. Conte com o prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico tem o poder de tornar sua gestão mais ágil e efetiva, uma vez que o acesso a todas as informações necessárias para o atendimento ao paciente é feito com poucos cliques!

9. Atenda por meio de convênios de saúde

O atendimento por meio de convênios de saúde é uma ótima maneira de atrair, mas de também fidelizar pacientes. Uma vez que esta é outra opção para que o paciente volte a sua clínica.

10. Facilite o pagamento das consultas e procedimentos particulares

Aceitar o pagamento através de cartão de crédito é um fator importante, principalmente porque as pessoas não estão mais acostumadas a andar com dinheiro por aí. Caso seja possível, ofereça também a possibilidade do parcelamento do valor. Deixar o pagamento mais flexível torna sua clínica mais acessível a muitas pessoas, o que aumenta a taxa de fidelização. 

Fidelização: o que fazer para ter mais rentabilidade em sua clínica de oftalmologia?

Depois de todas estas informações você já deve ter percebido que quando estratégias de fidelização são colocadas em prática, sua clínica de olhos se torna mais rentável. 

Uma vez que a busca por melhores resultados é constante em toda gestão, trouxemos algumas dicas bônus para te ajudar a ter uma clínica de oftalmologia realmente rentável. Confira:

  • Organize e controle seus processos
  • Centralize suas informações
  • Busque o aumento da produtividade de toda sua equipe
  • Tenha uma gestão financeira efetiva
  • Analise seus relatórios
  • Conte com um sistema de gestão médica

Quer mais dicas para garantir que sua clínica de olhos seja realmente lucrativa? Confira nosso Guia completo de gestão financeira:

Analista de Conteúdo

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