Skip to main content
Gestão de franquias de clínicas 6 passos fundamentais para ter sucesso

Gestão de franquias de clínicas: 6 passos fundamentais para ter sucesso

Administrar uma clínica é algo trabalhoso e que demanda bastante atenção do gestor para que tudo funcione com eficiência. Quando está se falando de gestão de franquias de clínicas, a responsabilidade do gestor para realizar uma boa administração se multiplica. Porém, existem algumas práticas que são fundamentais para alcançar o sucesso nessa missão.

Confira a seguir 6 passos que devem ser colocados em prática em sua franquia de clínicas:

Utilize a comunicação interna

A comunicação interna entre as franquias é algo extremamente importante para o sucesso da gestão do franqueador. Com ela, é possível aproximar a relação franqueado-franqueador, de forma que seja mais prático e simples diagnosticar problemas e manter a qualidade dos serviços oferecidos por toda a rede.

Para isso, faça um bom uso do diálogo através de canais internos como telefone ou e-mail próprios para casos em que o franqueador precise falar com as franquias e vice-versa. Uma grande parte do sucesso da gestão está no bom relacionamento entre ambos os lados.

Tenha amplo conhecimento do mercado da saúde

Conhecer o mercado no qual sua franquia está inserida é fundamental para saber o que está sendo mais procurado por todos os pacientes e o que é ofertado pela concorrência. Além disso, o mercado da área da saúde está cada vez mais atualizado em relação à tecnologia.

Assim, o franqueador precisa saber reconhecer em qual ponto pode estar o seu diferencial para que tenha sucesso na área da saúde com sua clínica e observar o que pode ser feito para atrair e fidelizar seus pacientes.

Mantenha o padrão de qualidade em todas as unidades

Franquias de clínicas devem ter o mesmo padrão de qualidade em todas as unidades. Essa questão é um importante ponto de atenção para o gestor, já que faz parte de suas responsabilidades checar com uma determinada frequência se a qualidade dos serviços oferecidos está padronizada em cada clínica franqueada.

Ao manter o padrão de qualidade em todas as unidades, o paciente sabe que independente de qual clínica estiver buscando um atendimento, ele encontrará uma mesma qualidade.

Faça um bom gerenciamento financeiro

Uma clínica sempre deve ter um gerenciamento financeiro excelente, principalmente quando fizer parte de uma franquia. Com o controle do fluxo de caixas e das despesas de todas as clínicas franqueadas, o gestor consegue avaliar o desempenho de cada unidade e prevenir erros financeiros.

É preciso colocar em prática uma gestão financeira eficiente para saber qual das unidades está necessitando de auxílioe qual possibilita mais lucro, por exemplo.

Forneça treinamento e capacitação

O atendimento de pacientes precisa ser feito com qualidade em toda a rede da franquia. Uma maneira de capacitar seus funcionários e colaboradores é fornecer treinamentos em diversas áreas para que eles estejam sempre atualizados em relação ao mercado da área da saúde.

Os treinamentos possibilitam que as equipes das clínicas franqueadas estejam preparadas para as demandas comuns do dia a dia, além de terem a oportunidade de aumentarem seus conhecimentos na área em que atuam e nas demais funções da clínica.

Faça uma boa gestão

Exercer uma boa gestão é uma questão fundamental na conquista do sucesso. Para isso, o franqueador deve ser transparente, se mostrar aberto ao diálogo e fornecer feedback para a sua equipe sempre que possível.

Um bom gestor também é aquele que está constantemente procurando formas de adquirir novos conhecimentos e de se atualizar nas áreas do mercado em que atua, além de estar presente no dia a dia das clínicas franqueadas.

 

Como você faz a gestão de sua franquia de clínicas? Conte a sua experiência para nós nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *