Skip to main content
Gestão eficiente da farmácia clínica entenda a importância

Gestão eficiente da farmácia clínica: entenda a importância

Para o sucesso de qualquer clínica é necessária a presença de uma gestão que dê conta dos afazeres e objetivos de todos os seus setores, inclusive o farmacêutico. A farmácia é uma das partes mais essências de sua clínica, já que nela diversas atividades são realizadas com intuito de melhor atender seus pacientes.

Para um bom funcionamento de uma farmácia é imprescindível que ela conte com uma gestão que possibilite um ótimo atendimento ao seu cliente, como também tenha um controle efetivo das atividades e das funções desempenhadas pelos funcionários do setor. Entretanto, administrar todas essas atividades, apesar de essencial, não é tarefa fácil.

Tendo em vista essa importante questão, o MedPlus trouxe algumas informações que consideramos essenciais para que sua farmácia alcance excelentes resultados junto à sua clínica. Confira!

Controle seu estoque

Um controle falho do estoque de sua farmácia pode acarretar em grandes prejuízos para o setor e, consequentemente, para sua clínica. Uma farmácia que não conta com uma gestão que dê conta do controle de seu estoque, abre espaço para diversos problemas, como a presença de medicamento vencidos e/ou danificados e a falta de medicamentos importantes e com grande saída.

Certificar-se de que as entradas e saídas de estoque estão sendo contabilizadas e reabastecidas de acordo com as demandas de seus pacientes e que o planejamento de compra, venda e descarte estão sendo devidamente executados são exemplos de tarefas essenciais para que sua farmácia conte com uma gestão eficiente. A utilização de um software de gestão médica pode te auxiliar nesse processo, tornando as tarefas muito mais fáceis e ágeis de serem executadas.

Se atenha ao seu paciente

Quem define a demanda dos medicamentos é o paciente. Existem aqueles que necessitam de remédios específicos para um determinado tipo de tratamento pontual, portanto a demanda desse tipo de medicamento é variável. Ao mesmo tempo existem os pacientes com doenças crônicas, que têm uma demanda fixa e que precisa estar sempre disponível em estoque. Logo, é de extrema importância que sua farmácia contabilize todas essas necessidades e se organize para contar com um estoque preparado para atender todas essas demandas.

Uma farmácia bem preparada, além de atender bem, contribui para a melhoria da saúde de seus pacientes. Atenda bem, sane as dúvidas e esteja preparado para as solicitações de seus clientes, médicos e enfermeiros.

Conte com profissionais capacitados

Além de um software de gestão médica para melhor administrar, contabilizar e gerar dados sobre sua farmácia, a presença de profissionais capacitados para o desempenho de suas funções é de extrema importância para o funcionamento do setor.

Além de realizar as atividades operacionais, o farmacêutico deve estar preparado para sanar as dúvidas dos seus pacientes, as quais, possivelmente, não foram solucionados na consulta. Por isso, o profissional deve ter ciência da função de cada medicamento disponibilizado pela farmácia, pois essa é uma das maiores dúvidas durante o atendimento.

E então, preparado para implementar uma gestão eficiente e alavancar o resultado de sua farmácia e de sua clínica? Precisa do auxílio de um Software que agilize e controle melhor essas atividades? Entre em contato com o MedPlus, temos uma equipe especializada pronta para te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *