Gestão financeira: saiba como controlar as finanças de sua clínica em 2019

Com um novo ano de trabalho começando, o gestor da área da saúde precisa estar atento para algumas práticas que são importantes nesse período, como o planejamento das metas e objetivos e o gerenciamento das finanças. É a gestão financeira que permite que ele consiga controlar o caixa de sua clínica nesse novo ano.

Neste artigo, você poderá conferir quais são os principais passos a serem seguidos para que a gestão financeira de sua clínica seja feita da melhor maneira. Continue acompanhando!

O que é gestão financeira?

A gestão financeira é uma prática que reúne as demandas e processos pertinentes ao que envolve o lucro, prejuízo e demais acontecimentos relacionados ao dinheiro de uma empresa. Em clínicas médicas, os gestores precisam ter as ferramentas e os conhecimentos ideais para que possam controlar as finanças de seu negócio.

Fazer a análise do fluxo de contas, do estoque e das contas a pagar a receber possibilita que os profissionais responsáveis identifiquem como está a saúde financeira, isto é, se está dando lucro ou prejuízo. Por meio dessa análise, o gestor pode procurar as medidas necessárias para controlar as finanças de sua clínica em 2019 e alcançar o sucesso nos próximos anos.

Verifique como está a saúde financeira da clínica

Nesse momento inicial de 2019 é importante verificar como está o status das finanças da clínica para que seja possível entender quais serão as próximas ações. Por isso, faça um controle de caixa e saiba se a clínica está com saldo positivo ou negativo.

Defina objetivos e desenvolva um planejamento

Para que o profissional responsável pela gestão financeira da clínica saiba o que será necessário nos próximos meses, é essencial que sejam traçados objetivos de acordo com o que o gestor espera alcançar em um determinado prazo. Por exemplo, um lucro 50% maior do que em relação ao ano anterior.

Para isso, desenvolva um planejamento com esses objetivos definidos e que esteja de acordo com o período escolhido. Com um planejamento bem feito, ficará mais claro e objetivo as ações que precisam ser colocadas em práticas, como captação de novos pacientes, ofertas de novos serviços e mais.

Organize uma reserva de emergência

As demandas relacionadas com a gestão financeira de uma empresa envolvem uma organização eficiente do que está em caixa e do que precisa ser pago. Além disso, é essencial que esteja preparado um plano para imprevistos, como uma reserva para emergências. Essa reserva demanda que a clínica tenha guardado o valor referente a seis meses de despesas.

Utilize um sistema de gestão

Já não é mais tão eficiente utilizar planilhas para controlar as contas da clínica. Por isso, a melhor prática é utilizar um sistema de gestão que disponibiliza o que é necessário para fazer a análise financeira de seu negócio.

O Software de Gestão MedPlus disponibiliza vários recursos para que a gestão financeira de sua clínica seja eficiente, como gestão de contas a receber e a pagar, controle de caixa, controle de estoque, previsão de receitas e despesas e mais. Com esses recursos, será possível administrar o fluxo de caixa da sua clínica com muito mais rapidez e inteligência. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o Software de Gestão MedPlus.

Como a sua clínica está preparando a gestão financeira de 2019? Há um planejamento financeiro definido? Deixe a sua resposta nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *