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Instagram saiba como essa rede social pode melhorar a visibilidade da sua clínica

Instagram: saiba como essa rede social pode melhorar a visibilidade da sua clínica

As redes sociais estão ajudando as clínicas a se destacarem na área da saúde e a atraírem novos pacientes através de ações de marketing como o Marketing de Conteúdo. O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil e é um importante canal para a divulgação de sua clínica.

Há quem acredite que o Instagram é apenas para publicar fotografias bonitas, mas é possível elaborar uma eficiente estratégia de marketing nesse canal por meio dos diversos recursos disponibilizados e entregar um conteúdo de qualidade.

Pensando nisso, nós da MedPlus vamos apresentar como essa importante rede social pode melhorar a visibilidade de sua clínica. Confira!

Mostre os bastidores de sua clínica

O público gosta de ter conhecimento de como são os bastidores de marcas e de empresas. Então, apresente para os seus seguidores o dia a dia do local, como os processos de atendimento e seu espaço físico, ou ainda os momentos especiais, como aniversários da clínica ou de funcionários, a instalação de um novo serviço ou alguma data comemorativa.

Apresentar os bastidores do que acontece em sua clínica é um modo de fazer com que eles se sintam mais próximos e possam, de certa forma, participar dos processos, aumentando a visibilidade. Além disso, é uma maneira de mostrar o lado humanizado da clínica.

Publique um conteúdo de relevância

Aproveite o conhecimento dos médicos de sua clínica – que são especialistas em suas áreas – para apresentar um conteúdo autêntico e de relevância para seus pacientes e seguidores e, assim, educá-los sobre o assunto.

É importante lembrar que não é permitido que sejam realizadas consultas nem diagnósticos através das redes sociais. Então, mantenha-se apenas nas dicas e informações sobre como levar uma vida saudável e de qualidade.

Diversas empresas utilizam expressões sensacionalistas acreditando que é isso que irá atrair novos pacientes. Porém, é equivocado pensar assim. Evite o tom sensacionalista e opte por um conteúdo de qualidade para que a sua clínica seja sempre lembrada por seu profissionalismo.

Mantenha uma interação com o público

No Instagram é essencial que o perfil em questão consiga manter uma interação com seu público a fim de atingir um nível de fidelização e melhorar a identificação de sua persona. Por isso, interaja com seus seguidores ao utilizar perguntas em suas legendas, as chamadas CTAs (call to action ou chamada para a ação). E quando houver um comentário em alguma das publicações, não deixe de responder com atenção e dedicação.

O público perceberá como a sua clínica é profissional e atenciosa, de modo que se lembre dela ao precisar de um serviço médico.

A interação com o público também é uma maneira de trabalhar a identificação de sua persona, já que você poderá observar quem segue o perfil da clínica. Qual o gênero e faixa etária predominantes, nível de renda, escolaridade e até mesmo cargo profissional são características perceptíveis no Instagram.

Utilize hashtags

Um dos recursos mais conhecidos e utilizados do Instagram são as hashtags (denominação para o símbolo # seguida de uma palavra-chave). Ao fazer uso desse recurso em suas publicações, é possível fazer com que o seu conteúdo seja visto por mais pessoas, principalmente por aquelas que buscam o termo escolhido.

É válido criar uma hashtag com o nome da sua clínica para que esteja presente em todos os conteúdos publicados por seu perfil, aumentando a evidência de sua marca para quem conhece seus serviços e para quem ainda não teve esse contato.

Fique atento às regulamentações do CFM

O Conselho Federal de Medicina já adaptou suas regulamentações para o Marketing Médico e o que não pode ser feito nas redes sociais de clínicas com o objetivo de garantir que os profissionais da saúde mantenham uma postura ética na internet.

As principais proibições são a publicação de conteúdos que utilizem imagens de seus pacientes, mesmo que tenha autorização dos mesmos. Além disso, a clínica não pode fazer propaganda enganosa nem vender seus serviços através das redes sociais, como informar preços de consultas e tratamentos. Outra proibição é a de que a clínica não pode utilizar uma linguagem de autopromoção.

A sua clínica conta com um perfil no Instagram? Qual é o tipo de conteúdo publicado? Conte para nós nos comentários!

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