Skip to main content

Inteligência Artificial: o que é e como está modificando a área da saúde

Cada vez mais presente na área da saúde, a Inteligência Artificial está modificando o dia a dia da Medicina e, principalmente, a experiência do paciente. Com o objetivo de facilitar os procedimentos, essa tecnologia apresenta grandes soluções e inovações para o cotidiano dos pacientes e dos profissionais da saúde.

Neste artigo, vamos apresentar o que é Inteligência Artificial e como ela impacta o segmento médico. Continue acompanhando!

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é a tecnologia que envolve a simulação do comportamento humano, de forma que diferentes áreas do mercado de trabalho estão encontrando maneiras de facilitar seus processos com tecnologia e outras ferramentas. É importante saber que a Inteligência Artificial não vai substituir o homem, mas complementar o seu dia a dia.

Com essa tecnologia, a Medicina está sendo modificada e preparada para atender as mais variadas necessidades dos pacientes, assim como garantir o seu bem-estar. Isso é possível por conta do uso da Inteligência Artificial na área da saúde, isto é, na prevenção de doenças, identificação de sintomas e armazenamento de dados na nuvem.

Diagnósticos mais precisos

A Inteligência Artificial possibilita que sejam desenvolvidos diagnósticos mais precisos e aprofundados, já que essa tecnologia disponibiliza meios modernos e outras soluções inovadoras que auxiliam a reunir os dados relacionados com a saúde dos pacientes. Com isso é possível que o médico tenha informações importantes para garantir o bem-estar do paciente mesmo que não exista sintomas de doenças.

Além disso, serão utilizados dados sobre o meio em que o paciente vive com o intuito de considerar informações como poluição, condições climáticas, assim como alimentação. E condições genéticas também poderão ser consideradas.

Soluções inovadoras no dia a dia

Uma das soluções inovadoras que a Inteligência Artificial possibilita é o uso de armazenamento em nuvem nos sistemas de gestão médica. Assim, os profissionais da saúde podem encontrar todas as informações de seu público com poucos cliques e por meio de um acesso facilitado. Quando um médico precisar checar o histórico de seu paciente ou acrescentar novas informações adquiridas em uma consulta, basta acessar o software de gestão de sua clínica via computador, smartphone e tablets.

Foco na prevenção e no bem-estar

Com a Inteligência Artificial, o foco está na prevenção e no bem-estar por ser uma tecnologia que é capaz de detectar sinais de possíveis doenças com base no histórico familiar do paciente, por exemplo, e saber qual é o melhor tratamento de acordo com as possibilidades do que pode afetar a sua saúde, ou ainda garantir a prevenção da doença antes mesmo de os sintomas se manifestarem.

Aprimoramento da experiência do paciente

Os profissionais da área da saúde estão constantemente buscando maneiras de aprimorar a experiência dos pacientes durante seus atendimentos, serviços e procedimentos. A Inteligência Artificial possibilita que a clínica tenha mais modernidade em seu dia a dia, sendo algo que está associado com o atendimento focado no bem-estar do paciente.

A sua clínica utiliza Inteligência Artificial em seu dia a dia? Conte para nós nos comentários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *