Manual prático para o sucesso – Parte 1: cuidando da aparência de sua clínica

Pode ser que não tenham contado para você com todas as letras, mas não basta ser um excelente profissional de saúde para se alcançar o sucesso; pelo menos se sua intenção for ter o seu próprio consultório ou clínica.

Já dizia o ditado, até as melhores ideias precisam de uma boa propaganda, e clientes satisfeitos com um serviço prestado fazem isso de graça. O duro é que os insatisfeitos fazem também, e em alguns casos a divulgação negativa funciona até melhor, quer ver?

Um publicitário escreveu em um site sobre marketing sobre a vez em que consultou a reputação de um restaurante no aplicativo Foursquare. Um certo usuário classificou muito bem o lugar, descrevendo com detalhes o que o havia deixado satisfeito. Tempos depois, o mesmo usuário fez outro comentário, igualmente detalhado, mas desta vez bastante negativo. Adivinha qual das experiências teve mais apoio?

Dá medo né? Principalmente se você é recém formado, ou está cheio de vontade de ser dono do próprio negócio porém nunca fez isso antes. Mas calma que a gente está aqui para te ajudar, e por isso preparamos essa minissérie com dicas que podem fazer uma grande diferença na sua clínica ou consultório.

Comecemos por aquilo que gera o primeiro impacto: a aparência. Acredite, hoje em dia as pessoas reparam em tudo, e levam isso em consideração para indicar, ou não, um prestador de serviço. E não estamos falando de cuidados com o cabelo, com as roupas, o jaleco ou a organização da mesa, apesar de isso também entrar no pacote. A forma como alguém é atendido, mesmo que seja por e-mail ou telefone, já causa uma grande impressão e tudo isso vai influenciar no modo como as pessoas enxergam a sua clínica.

Invista em estrutura física

Você possui um equipamento de alta tecnologia no consultório, porém, o sofá da recepção é desconfortável. Cuide de sua estrutura física, da fachada aos banheiros. Reserve um tempo para planejar quais são os melhores móveis, a melhor distribuição e a decoração mais adequada para o seu tipo de público e sua especialidade. Ou seja, trabalhe para que o tempo de espera e consulta dos pacientes seja o mais agradável possível.

Boas secretárias causam boas impressões

Ela é geralmente a primeira pessoa que seu paciente vai encontrar, e por isso é importante saber contratar muito bem. Do contato telefônico ao tratamento na recepção, é preciso demonstrar disposição e atenção às necessidades do paciente, não só para que ele se sinta em casa, mas para que todas as suas demandas – exames, reconsultas – sejam resolvidas. Dispensável dizer que um tratamento humanizado é fundamental. Investir em treinamentos frequentes é boa alternativa.

O antes também é importante

Pense no pré-atendimento. Quem procura um médico geralmente já está com algum problema, e por isso é importante manter canais ágeis, diretos e eficazes de realizar agendamentos, ou de responder a solicitações, mesmo que seja pra dizer que, infelizmente a agenda está cheia. Isso vai passar a mensagem que você está realmente preocupado com quem te procura. O software de gestão MedPlus possui várias ferramentas que vão te ajudar nesse quesito.

Continuamos na semana que vem, até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *