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Marketing Sensorial Por que você deve apostar nessa estratégia

Marketing Sensorial. Por que você deve apostar nessa estratégia?

O Marketing Sensorial é uma estratégia que utiliza os sentidos humanos para a construção de um relacionamento entre as pessoas e a empresa, de forma que quando o indivíduo entra em contato com algum estímulo, ele, automaticamente, se lembra da marca, dos seus serviços, do seu espaço físico ou de seus colaboradores.

Você já deve ter percebido que o corpo humano relaciona cheiros, elementos visuais, vozes, elementos sonoros, gostos e toques a pessoas, situações, locais e até empresas. Certo? Como algum perfume que lembra alguém, ou determinado prato que lembra um restaurante específico, ou até cores que lembram uma loja e por aí vai.

Fato é que os cinco sentidos – olfato, paladar, tato, visão e audição – são muito explorados pelo marketing sensorial para criar a identidade da marca e criar um vínculo entre ela e seu público-alvo. Nesse sentido, uma clínica médica pode utilizar dessa estratégia para estreitar seu relacionamento com paciente e garantir sua fidelização, além de, claro, angariar novos clientes.

Experiências positivas para fidelizar seus pacientes

Ao procurar por uma clínica, o paciente não deseja apenas um bom atendimento médico. Ele busca por bem-estar, acolhimento, segurança, conforto, tranquilidade e confiança. Normalmente, essas necessidades estão atreladas aos sentidos do nosso corpo e, sabendo disso, é possível explorá-los para proporcionar uma boa experiência para o paciente.

E como utilizar o marketing sensorial? Veja algumas dicas:

– Sua empresa é lembrada quando impacta o cliente que visualiza sua propaganda em algum lugar. Para isso é preciso criar uma identidade visual forte – com cores, logotipo e formas únicas que marquem o contato visual do indivíduo com a sua marca.

– Um ambiente claro, iluminado, limpo e organizado é fundamental para que o paciente associe a clínica à sensação de bem-estar. Normalmente, os clientes relacionam a aparência à qualidade do atendimento.

– Assentos confortáveis, limpos e em bom estado podem tornar a espera pelo atendimento mais tranquila.

– O aroma do local também é importante para ficar a sua clínica na memória do paciente. Pode ser encomendada uma essência exclusiva para a clínica – que deve ser marcante, porém suave e aplicada no ambiente de forma moderada.

– Disponibilizar café, biscoitos e água – e outros itens relacionados ao paladar – ajudam a satisfazer seu cliente, que se sente querido e importante.

– Músicas agradáveis, revistas atualizadas, a tv ligada em canais de amenidades e em volume adequado, wifi disponível e banheiros com fácil acesso também são diferenciais para que o paciente sinta-se confortável no espaço.

A experiência do paciente, desde o primeiro momento, é um fator decisivo para que ele se fidelize e ainda recomende os serviços de sua clínica – e para isso, planejar o acolhimento e bem-estar em cada etapa do atendimento é fundamental.

Há muitas outras formas de utilizar o marketing sensorial para divulgar sua clínica, converse com sua equipe e crie estratégias que utilizem os cinco sentidos humanos a seu favor.

 

E na sua clínica? Sua equipe já utiliza o marketing sensorial? Quais são as estratégias mais eficientes? Compartilhe conosco sua experiência através dos comentários!

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