Skip to main content
Novembro azul

Novembro Azul: o mês da conscientização sobre o câncer de próstata

No mês de novembro toda a sociedade volta sua atenção para a saúde do homem. Muitas instituições de saúde, públicas e privadas, promovem campanhas a fim de conscientizar a população da importância da prevenção do câncer de próstata – que acomete homens, na maioria dos casos, com mais de 50 anos de idade.

Embora haja outros tipos de doenças que atingem os homens, as campanhas de conscientização se concentram mais em passar informações a respeito do câncer de próstata pelo fato de ser a terceira causa de morte por câncer entre a população masculina.

A próstata é uma glândula que produz o líquido seminal. Segundo especialistas, assim como a maioria dos tipos de câncer, o de próstata não costuma apresentar sintomas no início. De acordo com o Instituto do Câncer, há 90% de chance de sucesso no tratamento se a doença for diagnosticada precocemente. Por conta desses dois fatores, torna-se tão importante a prevenção por meio dos exames de diagnóstico.

Ainda segundo o Instituto do Câncer, essa doença acomete, em sua maioria, a população masculina com mais de 50 anos e, a partir dessa idade, é altamente recomendável que os homens passem a fazer o exame de diagnóstico regularmente a cada ano. Em famílias com histórico desse tipo de câncer, é indicado que os homens comecem a fazer o exame a partir dos 45 anos.

Há dois tipos de exames de diagnóstico do câncer de próstata: o exame de toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico) – feito através da análise do sangue ou do sémen do paciente. Ao contrário do que muitos pensam, o exame de toque retal é indolor e consegue detectar a presença de tumores, já o PSA, uma substância normalmente produzida pela próstata, é encontrado em níveis abaixo de 4 (na maioria dos homens), caso esse nível esteja entre 4 e 10 há a possibilidade de o paciente estar com câncer.

Assim, é imprescindível que os profissionais da área da saúde incentivem seus pacientes a realizarem esses exames, lembrando-os da importância da prevenção e conscientizando-os da probabilidade de cura quanto mais cedo o câncer for diagnosticado.

Embora o câncer de próstata seja uma doença, a princípio, silenciosa, existem alguns sinais que podem indicar que o homem deve buscar uma ajuda médica para verificar sua saúde. Os sinais são: urinar pouco de cada vez; ir ao banheiro com frequência, levantando até no meio da noite para urinar; dificuldades para urinar; dor ou sensação de ardor ao urinar; presença de sangue na urina ou sêmen; ejaculação dolorosa.

Vale ressaltar que os sintomas acima não são um veredicto de que o homem esteja com câncer de próstata, há outras doenças que também apresentam esses sintomas. Mas é indicado que o paciente busque um especialista para ser diagnosticado precisamente e tratar o problema.

A luta contra o câncer é uma causa da humanidade. Por isso, promova campanhas de conscientização em sua clínica, disponibilize informações a respeito da prevenção do câncer de próstata em seus canais de comunicação com o paciente e se disponha a sanar dúvidas dos seus clientes.

O MedPlus trabalha para que você se concentre naquilo em que é especialista: o cuidado com o seu paciente. Conte sempre com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *