Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama

Tudo começou nos Estados Unidos, quando alguns estados, de forma isolada, utilizavam o mês de outubro para promover atividades e campanhas que focassem no exame de mamografia e/ou no câncer de mama. Com o passar do tempo e com o ganho da popularidade da campanha, o Congresso Americano aprovou que a data englobasse, de forma oficial, todo o território norte americano. Com isto, a campanha tomou forças não só nos EUA como em todo o mundo, sempre trazendo consigo o intuito de alertar a população feminina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico deste tipo de câncer.

Já a cor rosa da campanha se deve a Fundação Susan G. Komen for the Cure, que presentou os corredores da primeira Corrida pela Cura em Nova Iorque com laços cor-de-rosa. Desde então, a disseminação desse símbolo fez com que o laço roseado se tornasse o ícone oficial da campanha, sendo adotado por diversas empresas e instituições que aderem a ela ao redor do mundo.

O MedPlus trouxe para você e sua clínica algumas informações relevantes sobre a campanha. Confira!

A importância da prevenção e do diagnóstico

O câncer de mama vem sendo, infelizmente, o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, acometendo uma em cada dez mulheres brasileiras.  Apesar da campanha ser realizada durante o mês de outubro, a doença não afeta as pessoas em hora e data marcada. Por isso, criar uma cultura de realização da mamografia com o intuito de prevenir a doença entre o público feminino é muito importante para o sucesso da campanha.

Quando diagnosticado de forma precoce, as chances de não serem necessários tratamentos agressivos, como a quimioterapia e a radioterapia, aumentam de acordo com o estágio em que se encontra o câncer – quanto mais inicial o estágio, maiores as chances de cura. Além disso, a prevenção pode ser feita através da adoção de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, a boa alimentação, a manutenção do peso corporal e a amamentação.

Mulheres a partir dos quarenta anos de idade podem realizar os exames de diagnóstico, e as que têm casos de câncer de mama na família devem começar um pouco mais cedo (cerca de dez anos antes). Embora os exames devam ser realizados a partir de uma certa idade, os cuidados para a prevenção devem ser tomados desde sempre.

 Promova a campanha em sua clínica

É pertinente que sua clínica, além de se preocupar com a saúde do seu público feminino, fique atenta às pautas e às campanhas vigentes na área da saúde. A campanha do Outubro Rosa vem sendo adotada por empresas de todo o mundo em diferentes áreas, mas principalmente pelas instituições de saúde. Monumentos, esculturas, cartões postais e sedes de empresas e instituições são coloridas de rosa com o objetivo de alertar o mundo sobre a necessidade de se informar sobre o câncer de mama.

Atitudes mínimas, como a utilização de iluminação rosa em pontos específicos de suas instalações, a colagem de cartazes, o uso de rosa nas roupas de seus(suas) funcionários(as), a coloração de objetos e decorações e a distribuição de panfletos e materiais informativos sobre o assunto são exemplos de ações efetivas que sua clínica pode realizar para aderir à essa campanha.

E aí, já sabe o que fazer para promover a conscientização sobre o câncer de mama na sua clínica? Conte-nos sua experiência através de nossos canais de comunicação. Para ficar por dentro dessas e mais informações, atente-se às novidades nas nossas mídias sociais.

Saiba como promover campanhas de conscientização no nosso artigo sobre o assunto. Conte sempre com o MedPlus!

 

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.