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Overdelivering: o que é e como aplicar em uma clínica médica

Diversos gestores de clínicas médicas buscam diferentes formas de aprimorar a relação com seus pacientes. Uma maneira que está sendo muito utilizada por profissionais da área da saúde é o conceito de overdelivering, o qual possibilita que a clínica ofereça diversas vantagens e satisfaça os pacientes.

Neste artigo, vamos apresentar o que é essa prática e como é possível aplicá-la em sua clínica. Confira!

O que é overdelivering?

O conceito de overdelivering significa “entregar a mais”, isto é, disponibilizar uma experiência para o paciente que esteja além de suas expectativas. Essa prática pode ser aplicada em diferentes processos da clínica, mas é mais comum de ser implementada no atendimento.

O overdelivering está bastante presente em ações de marketing que tem como objetivo superar os desejos do cliente. É possível aplicar esse conceito por meio de simples atitudes e utilizá-lo como um diferencial em relação a concorrência.

Essa prática está bastante relacionada com o atendimento humanizado e com o exercício de colocar o paciente como o centro de seu tratamento, já que possibilita que a experiência pessoal de cada paciente esteja em primeiro lugar.

Afinal, quais são as vantagens do overdelivering?

Como os pacientes estão cada vez mais rigorosos para escolher seus profissionais da área da saúde, a implementação do overdelivering em uma clínica aumenta as chances de garantir a satisfação dos pacientes de diferentes formas e encantá-los com o atendimento recebido, promovendo a sua fidelização. Além disso, o overdelivering auxilia que as clínicas médicas tenham mais rentabilidade.

Como aplicar esse conceito em uma clínica

Em cada processo da clínica existem maneiras de aprimorar algo com o intuito de aperfeiçoar a experiência do paciente. Desde a pré-consulta até o momento de pós-consulta, há algo que pode ser feito para promover o overdelivering. Continue acompanhando para saber mais informações.

Na pré-consulta

A equipe da clínica pode aplicar o overdelivering no momento que antecede a consulta com uma confirmação feita por SMS, WhatsApp ou e-mail. Essa simples ação é capaz de atrair o paciente para os seus serviços, visto que ele vai reconhecer como os profissionais da clínica são atenciosos e que cuidam do paciente.

Durante o atendimento

Durante o atendimento é possível implementar esse conceito de diferentes maneiras. Um dos exemplos mais comuns é na disponibilização de amostras de remédios. O médico entrega uma amostra do medicamento que está receitando para seu paciente, de forma que ele não tenha que se preocupar em ir até a farmácia nesse momento inicial de seu tratamento.

Outra maneira é com a utilização da tecnologia. Com um software de gestão, o médico pode consultar o histórico completo do paciente durante a consulta, demonstrando uma maior dedicação para com o paciente, que se sentirá mais bem tratado por saber que seu médico tem todo o histórico do seu tratamento.

Na pós-consulta

A pode ser marcada, por exemplo, por uma ligação para saber como está o andamento do tratamento do paciente. Uma iniciativa como essa passa a imagem de uma clínica que visa o bem-estar de quem é atendido, fazendo com que ele se sinta seguro e amparado para retornar.

Proporcionar que a consulta de retorno seja gratuita ou com um preço inferior também é uma maneira de aplicar o overdelivering. No entanto, é importante saber se essa atitude não irá afetar negativamente a gestão financeira de sua clínica.

Você já pensou em implementar o overdelivering em sua clínica? Conte para nós a sua opinião sobre esse assunto!

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