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Pacientes particulares: como atraí-los e conseguir novas consultas

É um consenso que os convênios atraem mais pacientes para as clínicas. No entanto, as taxas cobradas por eles fazem com que os médicos precisem trabalhar mais para alcançarem o valor de uma consulta particular – por esse motivo, há uma constante busca de pacientes fora do convênio a fim de equilibrar a saúde financeira da clínica.

Existe uma certa dificuldade para que as clínicas consigam captar pacientes particulares com frequência, visto que os valores cobrados nas consultas são maiores. Porém, colocando em prática algumas atitudes, como a facilidade no pagamento, o investimento em marketing digital e em um bom atendimento, sua clínica pode mudar esse cenário. Confira a seguir as principais maneiras de atrair pacientes particulares.

Tenha um diferencial

O mercado da saúde está repleto de médicos e clínicas com características semelhantes. Para se destacar e atrair pacientes particulares, invista em um diferencial. Pode ser a forma de se comunicar com os pacientes, a localização, a personalização da consulta e do atendimento, entre outros. O importante é apresentar algo que as pessoas só encontrem em sua clínica.

Outro exemplo de diferencial é o uso da tecnologia. Diversas clínicas ainda não implementaram recursos digitais em suas rotinas, o que pode impactar no atendimento e na impressão que o paciente tem da clínica. Para isso, faça um investimento em softwares de gestão e em prontuários eletrônicos a fim de melhorar a experiência de seu paciente.

Ofereça um ambiente aconchegante

Uma das maneiras de valorizar a sua clínica e, assim, atrair pacientes particulares é oferecer um ambiente aconchegante. Aposte em melhorias como pintura, cadeiras e sofás confortáveis e em boas condições, iluminação eficiente e uma decoração que enalteça os espaços da clínica.

Manter a limpeza e a organização impecáveis e evitar que a sala de espera fique com muitos pacientes aguardando consultas também é uma forma de fazer com que o ambiente fique mais aconchegante.

Invista em marketing e em divulgação

A divulgação de sua clínica é essencial para que mais pessoas a conheçam e entrem em contato para agendar consultas e conhecer os serviços oferecidos. É uma maneira de apresentar a imagem de seu consultório para a internet, além de ser possível publicar conteúdos sobre a sua área de atuação e dicas de saúde para o público.

O marketing digital proporciona ferramentas para alcançar diferentes tipos de pessoas, sendo uma maneira de solidificar a sua presença online. No entanto, é importante investir também em marketing offline através da distribuição de panfletos e da divulgação de sua clínica em jornais, revistas e rádio.

Facilite o agendamento

O agendamento e o pagamento são dois processos que têm uma relação direta com o paciente, de forma que facilitar e otimizar ambos é uma maneira de atrair mais pacientes particulares para a sua clínica.

É possível facilitar o agendamento com a implementação do agendamento online, de modo que o próprio paciente consiga marcar a consulta baseando-se nos horários disponíveis na agenda virtual do médico. Além disso, esse processo apresenta uma grande praticidade para o paciente, podendo ser mais um diferencial para a sua clínica.

A MedPlus conta com diversos recursos, como prontuário eletrônico, agendamento online, App do Paciente e muitas outras funcionalidades, para auxiliar os gestores a otimizar sua rotina na clínica e focar na prospecção e fidelização de pacientes particulares.

Como é feita a captação de pacientes particulares em sua clínica? Você utiliza alguma das práticas citadas acima? Conte para nós nos comentários!

Conte sempre o MedPlus, o seu software de gestão médica!

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