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Planejamento a sua clínica está fazendo o que foi planejado no começo do ano

Planejamento: a sua clínica está fazendo o que foi planejado no começo do ano?

O planejamento estratégico é um fator essencial na gestão de clínicas médicas. É o planejamento que auxilia o gestor a estabelecer metas e prazos, avaliar os resultados e saber se a clínica está atingindo o objetivo desejado.

Após definir os primeiros parâmetros do planejamento de sua clínica no início do ano – utilizando recursos como a matriz SWOT para avaliar o status atual e planejar os próximos passos, chega o momento de fazer um diagnóstico detalhado para entender se os objetivos propostos foram atingidos ou não e se ainda fazem sentido para o contexto atual da clínica.

Como saber se o que foi planejado está sendo feito

Ao chegar na metade do ano, é importante que o gestor se organize e faça uma revisão do que foi traçado como meta no primeiro mês para saber como anda o desenvolvimento de sua clínica, a fim de avaliar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Com algumas simples práticas, é possível avaliar essa importante questão.

Reveja as suas metas

Provavelmente, em seu planejamento estão algumas metas de números de pacientes a serem atendidos no ano, melhorias e outras ideias a serem concretizadas em sua clínica. Aproveite o começo do segundo semestre para rever todas as metas estabelecidas e se o plano inicial ainda faz sentido para a realidade da clínica.

Avalie como foi o primeiro semestre

Você sabe o que a sua clínica realizou no primeiro semestre do ano? Pensando nisso, faça uma avaliação aprofundada do que foi realizado, o que deu certo e o que não deu. Avaliar esses pontos centrais de seu planejamento é uma forma de preparar a clínica para o restante do ano e melhorar os resultados.

Examine a concorrência

O gestor de uma clínica precisa estar sempre atento a concorrência para saber o que está sendo feito ao seu redor de forma estratégica. Com esse olhar sobre o mercado, o gestor também pode projetar a instalação de novos recursos, ter contato com novas estratégias de marketing e viabilizar a melhoria dos serviços oferecidos em sua clínica para melhor atender seus pacientes – e se destacar no segmento em que atua.

Atente-se para os erros na gestão

O gestor deve observar onde a sua clínica cometeu algum erro, seja no atendimento, na oferta do serviço ou na gestão em si. Ao conseguir fazer essa avaliação, o gestor sabe o que mudar a fim de aperfeiçoar seus serviços e atendimento nos meses do segundo semestre e cumprir seus objetivos.

 

Avaliar constantemente o planejamento estratégico da clínica para ter uma visão geral dos resultados é fundamental para que o gestor possa se antecipar à possíveis problemas gerenciais e em seu desempenho no mercado.

Como é feito o planejamento de sua clínica? Conte para nós nos comentários.

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