Skip to main content
Prontuário eletrônico: entenda suas vantagens e por que é uma inovação necessária

Prontuário eletrônico: entenda suas vantagens e por que é uma inovação necessária

Os avanços tecnológicos têm impactado, cada vez mais, em uma série de processos em todas áreas da sociedade, inclusive no segmento de saúde. Os novos recursos disponíveis trouxeram grandes benefícios para laboratórios, hospitais, médicos e, principalmente, para pacientes, que hoje tem mais chances de ter suas enfermidades identificadas e tratadas com muito chances de sucesso do que há uma década.

A área de gestão de estabelecimentos de saúde também foi impactada positivamente pela tecnologia, possibilitando uma sensível melhora no atendimento dos pacientes e na administração de processos internos de clínicas, consultórios e hospitais, como financeiro, RH, entre outras áreas.

Prontuário eletrônico: uma inovação já presente na área da saúde

Entre tantos recursos recentemente disponibilizados para esse segmento, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) certamente é uma das soluções mais relevantes e deve ser implantado na maior parte das instituições de saúde nos próximos anos.

No Brasil, alguns estudos realizados, como a Doctors Survey (efetivada a cada dois anos pela Accenture), revelaram que os médicos brasileiros aumentaram a utilização do PEP. Além disso, de acordo com os profissionais entrevistados, a automação de processos na área da saúde ajudou a reduzir o tempo das consultas e toda equipe deve estar preparada para utilizar esse tipo de recurso.

Embora reconheçam os benefícios na implantação de sistemas eletrônicos para controlar o fluxo de pacientes na clínica, no Brasil essa prática ainda é incipiente, já que cerca de 61% dos profissionais brasileiros utilizam a solução com regularidade para lançar e consultar informações sobre o paciente. Nos Estados Unidos, esse número chega a 85% (dados de 2015).

Quais são as vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente?

O principal benefício desse tipo de sistema é possibilitar o lançamento e consulta dos dados do paciente de forma inteiramente on-line. Dessa forma, profissionais de qualquer especialidade podem acessar as informações a qualquer momento e verificar exames e tratamentos realizados, além de poder destacar possíveis pontos de acompanhamento e atenção. O resultado é um diagnóstico mais ágil e um tratamento mais efetivo, com menor chance de erro e mais satisfatório para o paciente.

Além disso, para os profissionais entrevistados pela Accenture, a otimização do atendimento possibilitado pelo PEP aumenta a aceitabilidade e o engajamento do paciente em seu tratamento, outro fator decisivo para o sucesso dos cuidados prestados.

Sistema único do paciente

Nos últimos anos, um dos principais desafios tem sido implantar essa tecnologia no intuito de obter um sistema único e integrado para o paciente, que deve ser atualizado com suas ocorrências médicas durante toda sua vida.

O chamado PEP Único, uma tendência no mundo todo, já vem trazendo resultados satisfatórios. De acordo com o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), a implantação do prontuário eletrônico único é parte da política de governo de países como os EUA, por exemplo, que investiu bilhões de dólares na implementação de tecnologia de informação na área de saúde no país.

Transformação no setor

Embora exista ainda alguma resistência em relação à implantação desse tipo de tecnologia – que se refere a uma possível turbulência no período de transição de um prontuário analógico para o PEP – a utilização de sistemas de armazenamento digital de dados é uma tendência fortíssima no setor de saúde. Nesse cenário, será necessário promover, de forma didática, os inúmeros benefícios que a adoção do prontuário eletrônico trará para instituições de saúde, profissionais e pacientes, que receberão um tratamento ainda mais seguro e ágil para suas enfermidades.

O MedPlus é um software ERP para gestão médica que atende atualmente mais de 3.700 clínicas, tornando-se uma referência para esse segmento. Entre as soluções disponíveis, o prontuário eletrônico permite a utilização de uma série de recurso para centralizar as informações do paciente de forma clara e eficiente. Entre em contato e saiba o que a MedPlus pode fazer por sua clínica!

Gostou deste artigo e quer conferir outros benefícios da implantação do prontuário eletrônico em clínicas? Confira nosso E-book sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *