Repasse médico: você sabe o que é e como fazer?

Repasse médico: você sabe o que é e como fazer?

Faz parte da gestão de uma clínica cumprir com diversas tarefas burocráticas e complexas, principalmente na área financeira. Uma dessas tarefas é o repasse médico, o qual tem que ser feito mensalmente e com muita atenção por se tratar dos pagamentos dos profissionais.

O que é repasse médico?

O repasse médico, também conhecido como rateio médico, se trata dos pagamentos para cada profissional divididos de acordo com os atendimentos, os procedimentos e com os convênios realizados por cada um. Cumprir com um repasse médico eficiente é algo que proporciona um bom ambiente de trabalho para os seus colaboradores.

É necessário que o gestor da clínica esteja atento às documentações e informações que apresentam os valores a serem pagos para que não altere o faturamento ou a credibilidade da clínica caso exista um equívoco em algum pagamento. Essa é uma das maiores dificuldades que os administradores enfrentam ao fazer esse processo.

Como fazer o repasse médico?

O repasse médico deve ser feito com praticidade e atenção, para que essa tarefa não seja ainda mais demorada nem gere retrabalho para o gestor e sua equipe. Para isso, existem duas principais maneiras de fazer o rateio entre os profissionais que trabalham com você e manter todos satisfeitos com a administração de sua clínica.

Esteja com o setor financeiro organizado

Contar com um setor financeiro alinhado é importante em qualquer situação do dia a dia da clínica a fim de que seu bom funcionamento seja preservado. Quando se trata do repasse médico, essa prática precisa ser ainda mais eficiente para que não ocorram erros no processo de pagamento.

Mantenha os dados e as documentações referentes aos atendimentos de cada médico organizados semanalmente. Assim, quando for preciso fazer o repasse no fim do mês, as informações necessárias estarão prontas para serem consultadas.

Aposte em um software de gestão médica

Em muitas clínicas o rateio médico ainda é feito de uma maneira demorada e complexa, isto é, por meio de planilhas em um processo completamente manual – o que torna o processo sujeito a erros ao digitar um dado de forma incorreta. No entanto, já existe uma solução que apresenta mais facilidade para o administrador da clínica: o software de gestão médica.

Com o Software de Gestão Médica MedPlus, a rotina de repasses médicos de sua clínica passará a ser mais prática e segura, já que esse processo será automatizado através dos recursos que a nossa ferramenta oferece.

No MedPlus o gestor consegue definir diferentes percentuais de pagamento, variando de acordo com o tipo de procedimento e do convênio. Também há como estabelecer a categoria de rateio para cada profissional, como fixo, percentual ou misto.

O repasse médico, com o Software de Gestão Médica MedPlus, é calculado de forma automática para que você, gestor, não precise mais gastar o seu tempo com planilhas, calculadoras e com retrabalho ao cometer um erro. Dessa forma, o administrador tem seu trabalho otimizado e alcança melhores resultados de forma geral.

Ainda referente ao setor financeiro, através de nosso software há a possibilidade de verificar como está o fluxo de caixa e controlar a saúde financeira de sua clínica. Além disso, o MedPlus é capaz de atender as necessidade de outras áreas, como controle de estoque e de atendimentos realizados, proporcionando uma gestão completa e centralizada.

Como a sua clínica faz o repasse médico? Utiliza softwares de gestão nesse processo? Deixe sua experiência nos comentários!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.