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SAC 3.0 para clínicas médicas

SAC 3.0 para clínicas médicas: a evolução do atendimento ao paciente

Quem trabalha com atendimento ao cliente provavelmente já percebeu que os consumidores estão diferentes há algum tempo. Devido ao avanço da tecnologia, o comportamento de quem compra um produto ou contrata um serviço mudou: agora as expectativas de retorno desta compra estão maiores por conta da facilidade de comunicação.

Desse modo, o atendimento também precisou fazer as devidas mudanças para melhor atendê-los. Enquanto o SAC 2.0 aumentou o fluxo de contato com o cliente e proporcionou uma experiência com maior pluralidade de canais – redes sociais –, o SAC 3.0 surgiu com o objetivo de também conhecer o cliente com mais profundidade através desses canais.

A experiência que está além do contato por telefone é a preferência de quase maioria dos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Scup, 47% preferem que o atendimento seja feito por qualquer outro canal (Facebook, Twitter, WhatsApp, etc.) e não pelo telefone. Isso pode ser considerado um indicativo de que o público gosta mais quando as empresas estão em diversos meios, facilitando o acesso até elas.

Empresas dos mais variados setores já adaptaram seus canais de atendimento para esse novo formato e estão prontas para tratar seus clientes de outro jeito. Confira como adaptar o SAC 3.0 para a sua clínica a seguir.

Aplicando o SAC 3.0 em clínicas médicas

Cada paciente é um caso e tem uma personalidade, então é importante que ele sinta que está sendo atendido de forma única e personalizada, principalmente no local em que irá cuidar de sua saúde. A maneira como ele é recebido em uma clínica tem grande relevância em todos os processos, do começo ao fim. Afinal, é seu primeiro contato com os cuidados que receberá, assim como a estrutura que o médico dispõe para lhe atender.

Uma clínica pode utilizar o SAC 3.0 integrado com as diversas redes sociais existentes para chegar até o paciente Esse novo jeito de atender seu cliente é uma evolução do processo em geral, melhorando a experiência na qual o consumidor está inserido. O cliente está com mais poder agora: ele que está pagando o que está recebendo e por isso vai querer o melhor em todos os momentos e situações.

O fornecimento de dados (opiniões, preferências, entre outros) que as redes sociais disponibilizam é uma das formas de realizar uma análise em relação a quem é o seu cliente. Assim, é possível desenvolver um conteúdo que esse paciente esteja realmente interessado e entender o feedback que ele retorna para a empresa.

A importância do feedback no SAC 3.0

As redes sociais estão condições de um serviço, sobretudo se foi uma má experiência. Dessa forma, as empresas conseguem entrar em contato diretamente com o consumidor e apresentar uma resposta.

É importante que você esteja atento ao fato de que hoje em dia a maioria das pessoas deseja receber uma solução e/ou uma resposta de um jeito praticamente instantâneo. Portanto, é preciso ter uma equipe engajada o suficiente para saber atender quaisquer problemas que o paciente tenha e possuir o auxílio da tecnologia (redes sociais) para responder rapidamente. Essa combinação é capaz de gerar um marketing positivo para a empresa, além de ser um grande meio de o negócio encontrar os pontos fortes e fracos de seu serviço e atendimento.

Além disso, é fato que quem está no comando agora é o próprio cliente. E uma forma de melhor atendê-lo foi a de ver os consumidores de forma única, melhorando assim o retorno do atendimento, a expectativa do cliente e a relação empresa-consumidor.

Você já aplica o SAC 3.0 em sua clínica? Deixe sua opinião nos comentários.

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