Saiba como atrair o público ideal para a sua clínica

Saiba como atrair o público ideal para a sua clínica

As clínicas médicas têm diversos tipos de públicos para atender. No entanto, existe um público que é visto como o ideal, seja por seu por seu gênero, renda ou necessidades médicas – e saber como captar essas pessoas é fundamental para alcançar o sucesso. Saiba como atraí-los neste artigo.

A importância de atrair o público ideal

O público-alvo se refere aos pacientes que uma clínica médica deseja captar. Com esse perfil definido, o gestor pode direcionar melhor os seus serviços e os seus atendimentos a fim de que fidelize seus pacientes e aprimore o seu atendimento.

O público ideal de uma clínica de ginecologista, por exemplo, são exclusivamente mulheres, enquanto que um determinado consultório de oftalmologista pode ter como público ideal pessoas da classe A por querer garantir uma boa rentabilidade de seus serviços. Dessa forma, os serviços de cada clínica devem estar voltados para atingir o seu público-alvo.

Como atrair o público ideal para a sua clínica

Há variadas maneiras de atrair o público ideal para a sua clínica, como descobrir quais são as necessidades dos seus pacientes e adequar seus serviços para melhorar o atendimento. Confira a seguir.

Definir a persona de sua clínica

O gestor da clínica tem como responsabilidade definir a persona de seu negócio. Persona é um perfil semifictício construído a partir de questionamentos voltados para saber mais sobre quem é o paciente certo.

Para definir a persona é preciso buscar respostas como qual é o gênero, idade, profissão, renda de seu paciente, além de outras informações que podem ajudar a moldar essa pessoa fictícia, como qual é seu objetivo com um determinado tratamento na área da saúde.

Essas informações estratégicas fazem com que a clínica desenvolva uma relação de proximidade com o paciente, trazendo soluções para atendê-lo melhor.

Entender o que a persona precisa

Após definir quem é a persona de sua clínica, é possível entender quais são seus objetivos e suas necessidades. Ou seja, o gestor pode saber com mais detalhes o que os pacientes buscam na área da saúde e quais serviços de sua clínica podem ser mais recomendados para essa demanda.

A persona de sua clínica pode precisar de um tratamento específico que poucas clínicas oferecem, uma consulta com um preço mais acessível ou ainda esteja em busca de um atendimento mais humanizado em que se sinta mais confortável. Busque sempre entender quais são as necessidades do seu público ideal.

Adequar os serviços de acordo com a demanda

Em seguida, aproveite para adequar os serviços oferecidos por sua clínica estando de acordo com o que foi descrito como as necessidades de seus pacientes. Fatores como preço, horários disponíveis, maneira de realizar o atendimento, os espaços físicos da clínica, entre outros, podem ser adequados com o intuito de proporcionarem uma experiência positiva para o paciente ideal.

Elabore as estratégias de marketing de acordo com o público ideal

Por fim, é necessário elaborar as estratégias de marketing – ou ajustar as já existentes – a fim de atrair e fidelizar o público ideal. Com as informações de quem é esse paciente, há como definir uma estratégia que esteja de acordo com as maneiras de contatá-lo, como redes sociais e e-mail ou por anúncios offline.

Como você atrai o público ideal para a sua clínica? Conte a sua experiência para nós nos comentários abaixo!

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