Por Carla Helena Lange em 19/04/2023
Tempo de leitura: 8 minutos

Saiba como atrair pacientes ideais para sua clínica médica

O melhor marketing para médicos é aquele que consegue atrair o perfil de paciente certo. Entenda como fazer isso.
Marketing para médicos | MedPlus

Investir em marketing para médicos é essencial para qualquer clínica. Afinal, ele é um dos grandes responsáveis por atrair pacientes, melhorar a reputação da equipe e aumentar o número de agendamentos. 

No entanto, simplesmente despejar dinheiro em estratégias de publicidade não é o suficiente. Sem uma estratégia ideal, você vai acabar desperdiçando seus investimentos, perdendo tempo e colhendo resultados insatisfatórios.

Para realmente ter sucesso com o marketing médico, é preciso construir uma série de estratégias que começa com conhecer o paciente ideal para sua clínica.

Por isso, neste texto vamos discutir como definir o perfil de pacientes  e como atrair clientes que vão dar mais resultados para seu estabelecimento. Continue a leitura e confira:

Qual é a importância de atrair o paciente ideal?

Entender seu público-alvo costuma ser um dos primeiros passos para qualquer empreendimento de sucesso — inclusive para clínicas e consultórios médicos.

Na prática, o público-alvo da sua clínica são os pacientes que você pode atender — nesse sentido, você pode ter mais do que um público-alvo.

Em uma clínica de dermatologia estética, por exemplo, o público principal geralmente é composto por mulheres. Isso não significa, no entanto, que esse nicho de mercado não atenda homens.

Há também casos específicos que vão de acordo com as especializações do médico

Um determinado consultório de oftalmologia pode ter como público-alvo apenas pessoas de classe A e B, por exemplo, por ter autoridade de mercado e o objetivo de garantir uma boa rentabilidade de seus serviços. 

Atrair pacientes para clínicas e consultórios médicos | MedPlus

Definir esse perfil de pacientes que podem ser atendidos por seu estabelecimento permite que você direcione melhor seus serviços, melhore os atendimentos médicos e tenha resultados mais eficientes no marketing.

No entanto, o público-alvo não é suficiente para atrair pacientes ideais de forma realmente efetiva.

Para isso, é preciso dar um passo a mais e definir as personas de sua clínica médica. Essa estratégia permite identificar de forma muito mais clara o seu perfil de paciente ideal, e não apenas um público-alvo que pode ser abrangente demais para suas estratégias.

Com esse perfil devidamente identificado, você consegue:

  • Obter melhores resultados no seu marketing, atraindo mais pacientes em menos tempo, com estratégias segmentadas.
  • Fazer com que a mensagem e a proposta da clínica sejam mais específicas e assertivas, o que reduz os custos para atrair pacientes e deixa a clínica mais reconhecida na região.
  • Ter um melhor atendimento durante o agendamento, já que a equipe conhecerá melhor as dores e necessidades do seu perfil de paciente ideal.
  • Criar promoções que poderão encontrar maior aceitação do público, por atingirem especificamente as demandas deles. Em consequência, aumentar as taxas de atração de pacientes para novos agendamentos. 
  • Aumentar a eficiência do marketing de relacionamento e do pós-atendimento.
  • Ter melhores resultados e menos custos nos investimentos em marketing pago (Google Ads e Facebook Ads, por exemplo), já que você poderá direcionar melhor cada anúncio.
Guia prático do Google Ads para médicos | MedPlus

A definição de personas já é uma tendência seguida por muitas empresas, em vários setores, pois apresenta resultados incríveis, com redução de gastos e melhorias para atrair clientes.

E na área da medicina, ela é ainda mais importante. Afinal, o marketing para médicos não precisa só chamar a atenção. É preciso também que as pessoas certas encontrem a sua clínica no momento certo

Por isso, vamos entender mais sobre personas e como essa estratégia ajuda a atrair pacientes ideais para sua clínica?

O que é uma persona no marketing para médicos?

De forma resumida, uma persona é um personagem semi-fictício que serve para representar um dos perfis de paciente ideal de algum empreendimento. 

Mas como assim semi-fictício?

Parece complicado, mas não é! Diferente de um personagem fictício, que é totalmente inventado, a sua persona é um personagem construído com base nas informações do seu público.

Ela deve ter nome, idade, interesses, demandas e outros traços reais, construídos a partir do que é real para seus pacientes ideais.

Para deixar mais claro, veja a diferença entre persona e público-alvo:

  • Persona: seu objetivo é representar o paciente ideal e o perfil delineado será usado pela equipe de marketing em campanhas de captação de pacientes.
  • Público-alvo: esse conceito representa a segmentação que sua clínica pode e deseja atender, de maneira mais abstrata.

Para exemplificar, voltamos ao nosso exemplo da clínica de dermatologia: se o público-alvo da clínica eram mulheres, a persona é uma mulher, de 40 anos, casada, que está buscando mais autoestima e bem-estar. 

Percebe como a persona é a retratação de um cliente ideal? Então, já que a persona de sua clínica médica simboliza um perfil relevante e com potencial de agendar uma consulta, o público-alvo é onde você deve procurar por esse perfil. 

E, para ter resultados cada vez melhores, sua clínica ou consultório pode trabalhar com o mesmo público para atrair diferentes personas. Ou, ainda, se sua clínica está em estágio inicial, trabalhe primeiro com o público e depois trace o modelo para uma persona a partir daqueles pacientes que forem mais interessantes para o seu modelo de negócios.

Marketing para clínicas e consultórios médicos | MedPlus

Como estruturar uma persona para sua clínica?

Para tirar todas as dúvidas sobre personas e te ajudar a usá-las para atrair pacientes, vamos mostrar como você pode compor as suas.

Para começar essa definição, busque respostas para alguns questionamentos: 

  • Qual é o gênero do seu paciente ideal? 
  • Qual é a idade?
  • Qual é a profissão?
  • Qual é sua localização?
  • Qual é a renda média mensal desse paciente?
  • Quais mídias digitais essa pessoa mais usa?
  • Qual é seu objetivo com um determinado tratamento na área da saúde?
  • Que tipo de tratamento ele prefere?

Essas perguntas são o primeiro passo e devem ser respondidas a partir dos pacientes “preferidos” de sua clínica. Ou seja: aqueles que buscam seu atendimento com frequência, rendem um bom faturamento e ainda são promotores da clínica para amigos e familiares. 

Afinal, esse é o tipo de paciente que você quer atrair, não é?

Mais questões podem ser anexadas a esse questionário, desde que sejam relevantes para compor o perfil do paciente ideal de sua clínica. 

Paciente ideal para clínicas e consultórios médicos | MedPlus

Além disso, você pode responder quais são as principais queixas que levam um paciente até você. Um cardiologista, por exemplo, consegue definir quais são os principais problemas cardíacos que ele trata? Quais são as dúvidas e dores mais comuns desse paciente? 

Quanto mais informação você incorporar ao perfil de sua persona, mais você saberá como conversar com ela em suas estratégias para atrair pacientes. 

Também é comum criar um nome a essa persona para dar mais humanização a ela. Em vez de ver um público abstrato, sua equipe pode ter em mente uma pessoa quase real. Assim, todas as comunicações se tornam mais humanizadas.

Percebe que esses detalhes podem ajudar a definir as campanhas de marketing, obtendo os melhores resultados em um espaço curto de tempo? Por isso, definir a persona oferece o melhor custo-benefício para qualquer clínica médica. 

Essas informações estratégicas fazem com que a clínica desenvolva uma relação de proximidade com o paciente, com soluções para atendê-lo melhor e para atrair mais pessoas.

Lembre-se de que a clínica pode (e deve) criar mais de uma persona para definir as estratégias de captação. 

Leia mais: O que são personas e como usar essa estratégia no marketing médico?

Como usar personas para atrair pacientes?

Agora que a persona de sua clínica ou consultório médico já foi elaborada, é preciso saber como usar essa ferramenta para atrair esse público para a clínica. Tendo isso em vista, use a persona para:

  • Entender o que seu paciente precisa: compreenda quais são seus objetivos e suas necessidades. Ou seja, o médico pode saber com mais detalhes o que os pacientes buscam na área da saúde e quais serviços de sua clínica podem ser mais recomendados para essa demanda.
  • Adequar os serviços de acordo com a demanda: em seguida, aproveite para deixar os serviços oferecidos por sua clínica em concordância com o que foi descrito como as necessidades de seus pacientes.
  • Elabore as estratégias de marketing de acordo com o perfil do paciente ideal: por fim, elabore as estratégias de marketing — ou ajuste as já existentes — para atrair e fidelizar o público ideal. Com as informações de quem é esse paciente, há como definir uma estratégia que esteja de acordo com as maneiras de contatá-lo, como redes sociais e e-mail ou por anúncios offline.

A criação de personas é um processo de extrema importância para o sucesso das estratégias de marketing e deve ser um caminho usado também por médicos e clínicas médicas. Ela permite que a criação de conteúdo seja mais específica e capaz de gerar engajamento com o cliente ideal.

Além disso, estabelecer uma persona é a chave para oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes da clínica.

Fatores como preço, horários disponíveis, maneira de realizar o atendimento, os espaços físicos da clínica, entre outros, podem ser adaptados com o objetivo de proporcionar a melhor experiência justamente para esse paciente ideal, para buscar sua fidelização.

Além disso, ela também pode ser usada no marketing de relacionamento, que envolve o contato com pessoas que já são seus pacientes, por meio de e-mails, telefonemas, mensagens, entre outros.

Marketing de Relacionamento: Como aproximar a sua clínica dos pacientes? | MedPlus

Com uma noção clara de sua persona, combinada aos conhecimentos que sua equipe já tem da pessoa específica, esse tipo de marketing fica ainda mais eficiente e humanizado. Ou seja: é uma ferramenta poderosíssima para a fidelização de pacientes em clínicas médicas.

O marketing de relacionamento, inclusive, ganha um potencial ainda maior quando usado em um sistema de gestão médica que ofereça um módulo específico para ele, como é o caso do MedPlus.

Leia também: O que o marketing médico do MedPlus pode fazer por você?

Bônus: 5 formas de atrair pacientes estrategicamente com o marketing para médicos

A persona ajuda muito a melhorar a comunicação com o público ideal de sua clínica. No entanto, também é preciso conhecer os melhores canais de marketing médico para atrair pacientes.

Redes sociais

A presença do marketing para médicos nas redes sociais cresceu muito nos últimos anos — e não dá para ficar de fora.

Facebook, Instagram, YouTube e tantas outras opções aparecem como formas baratas e eficientes de comunicação direta com seu público — inclusive com possibilidades para focar especialmente em suas personas.

O potencial é tão grande que hoje temos até médicos influenciadores digitais que aproveitam esse espaço para atrair pacientes e ganhar autoridade para a clínica.

Leia também: Como usar o TikTok no marketing da clínica médica?

E-mail marketing e SMS

Apesar de serem duas plataformas diferentes, e-mail e SMS oferecem possibilidades muito semelhantes para atrair pacientes.

Contando com o contato das pessoas, você pode enviar mensagens pouco invasivas que mostrem o potencial de sua clínica para cuidar de suas necessidades — sejam de saúde, sejam de estética.

Sabendo das demandas específicas de sua persona, essa comunicação fica muito mais eficiente.

Site (SEO)

Um site próprio para sua clínica é uma ótima pedida para investir no marketing digital e no marketing de conteúdo. Com bons materiais e estratégias adequadas, você aparecerá no Google quando alguém pesquisar pela sua especialidade.

Além disso, você dá autoridade para a clínica e cria um espaço onde pode informar e orientar seus pacientes.

Leia mais: Como ter um site médico de sucesso? Conheça as boas práticas

Mídias pagas

O potencial da internet e das redes sociais é enorme, mas para explorá-lo ao máximo, vale a pena investir em anúncios pagos, em plataformas como Facebook Ads e Google Ads.

Essas plataformas fazem suas campanhas de marketing chegarem especificamente até o público desejado, a partir de estratégias de segmentação. Então, para ter esse direcionamento ideal, vale muito a pena lembrar de quem é sua persona.

Aprenda sobre mídias pagas no marketing para médicos:

Marketing offline

Outdoors, folders, anúncios em jornal, eventos… Todas essas possibilidades do marketing tradicional ainda valem hoje em dia!

Mas lembre-se de que elas costumam ser mais caras e nem sempre são adequadas a todo o tipo de público. Por isso, conheça bem sua persona e avalie quais investimentos valem mais a pena.

Se você quer estratégias completas de marketing, leia também: Marketing médico: o que você precisa para o sucesso?

Seja qual for o canal, lembre-se de usar também o calendário sazonal para estratégias de marketing, aproveitando-se de datas especiais para o cuidado com a saúde.

Além disso, conte com as possibilidades da tecnologia para seu marketing médico! Preparamos um eBook completo com ferramentas que você pode usar no seu dia a dia. Confira:

25 ferramentas de marketing para atrair mais pacientes em clínicas médicas | MedPlus
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.