Saiba como evitar a inadimplência na sua clínica

Saiba como evitar a inadimplência na sua clínica

A inadimplência é uma das questões que mais afligem os gestores de empresas em qualquer segmento. O impacto financeiro pode ser imenso, já que causa a diminuição dos lucros, breca o crescimento e, em casos mais graves, pode até mesmo causar a falência do negócio.

Em clínicas médicas não seria diferente. Como qualquer empresa, é fundamental que a equipe financeira tenha o fluxo de caixa controlado minuciosamente, com o planejamento rigoroso de todos os recebimentos e despesas, e que conte com ferramentas eficientes para realizar o controle das taxas de inadimplência dentro do estabelecimento.

Para ajudar você nessa tarefa, a MedPlus traz algumas dicas para que a sua clínica esteja preparada para lidar com a inadimplência e mantenha o equilíbrio em suas finanças. Confira!

Organize suas contas

Os registros de pagamentos e recebimentos devem ser discriminados de forma clara, organizada e constante. Organize cheques pré-datados para que sejam compensados na data correta, verifique diariamente os extratos bancários para checar pagamentos pendentes e confira os relatórios de cobrança. É imprescindível que essas informações sejam atualizadas com frequência e, caso uma cobrança precise ser realizada, você terá tempo hábil para realizar os trâmites necessários para receber o pagamento em atraso sem que isso impacte suas finanças do mês.

Utilize notas fiscais e priorize a utilização de boletos

Esses recursos são fundamentais para auxiliar a sua clínica a manter o fluxo de caixa em dia, já que, além de tornarem o processo de pagamento prático e seguro para quem paga e para quem recebe, também auxiliam no momento da cobrança caso o paciente não efetue a quitação na data correta. Além disso, esses documentos deixam claros os valores de multa e juros por atraso e podem ser utilizados como um documento formal de cobrança caso uma ação judicial seja necessária.

Atenção aos dados dos pacientes

Além de demonstrar organização e cuidado com seus clientes/pacientes, manter o cadastro sempre atualizado é fundamental para ter fácil acesso a ele caso algo fuja da programação – como em casos de remarcação de algum atendimento ou problemas com os pagamentos.

A cada visita do paciente ou contato com a clínica, verifique se os dados seguem os mesmos e os utilize para criar lembretes de consulta agendada, pagamentos atrasados, entre outros.

Invista em um software de gestão

Os softwares de gerenciamento voltados às clínicas médicas podem ser uma saída eficiente para automatizar e organizar a administração do seu estabelecimento de saúde. As plataformas disponibilizam diversas ferramentas para otimizar a gestão financeira, oferecendo recursos para acompanhar em tempo real todas as movimentações, débitos em atraso (facilitando a rotina de cobrança), além de permitir o planejamento de despesas e facilitar a comunicação com o paciente em todas as fases do atendimento – emitindo, se necessário, lembretes automáticos para a quitação do pagamento.

Tenho pacientes inadimplentes. Como devo proceder?

Oferecer acordos para que o paciente possa solucionar a dívida é fundamental para manter o bom relacionamento, aumentando as chances de sua permanência após a quitação de dívidas causadas por outros fatores que não representem má fé.

Mesmo em casos mais sérios, em que todas as tentativas de cobrança falharam, é possível estabelecer negociações para facilitar a resolução do problema, como descontos ou parcelamentos, desde que não impactem nas finanças da clínica de forma geral.

Para facilitar esse processo, viabilizar a contratação de empresas de cobrança para mediar problemas com pagamentos pode ser uma solução mais segura e menos trabalhosa para sua equipe.

Queremos saber sua experiência! Como você controla os índices de inadimplência em sua clínica? Conte pra gente nos comentários!

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