Saiba como reduzir o Tempo Médio de Atendimento (TMA) de sua clínica

Saiba como reduzir o Tempo Médio de Atendimento (TMA) de sua clínica

A primeira impressão que o paciente tem de uma clínica é o período de espera antes de uma consulta. Se for necessário aguardar muito tempo para ser atendido, a experiência do cliente pode ser fortemente prejudicada. Dessa forma, otimizar o atendimento por meio de medidas que reduzam o TMA (Tempo Médio de Atendimento), pode ser uma saída eficaz para fidelizar seus pacientes e trazer bons resultados para sua clínica.

O que é o Tempo Médio de Atendimento

O Tempo Médio de Atendimento é um fator de desempenho utilizado por diversas empresas de call center. Na área da saúde, considera-se como o período no qual o paciente precisa esperar para ser atendido, isto é, o tempo que ele aguarda desde a sua chegada até o momento em que está saindo da consulta.

Podendo ser aplicado no atendimento presencial dos pacientes e/ou por telefone, quando ocorrem as ligações de agendamento, o gestor tem como analisar em qual área da clínica estão ocorrendo mais atrasos.

Reduzir o Tempo Médio de Atendimento significa que mais pacientes serão atendidos em um mesmo dia de trabalho, permitindo que a clínica aumente a sua receita. Porém, é necessário que ao otimizar o atendimento, a qualidade não seja perdida. Realizar um atendimento com rapidez pode causar uma má impressão no paciente e resultar em uma avaliação superficial no diagnóstico.

É fundamental que o paciente tenha tempo para relatar os seus problemas e que o médico consiga desenvolver um diagnóstico aprofundado. O feedback entregue pelo paciente que teve o seu atendimento otimizado e com qualidade irá demonstrar que ele se sentiu satisfeito.

Como reduzir o Tempo Médio de Atendimento

É necessário que o gestor saiba implementar hábitos e atitudes que auxiliem na redução do Tempo Médio de Atendimento, como a otimização das consultas e das agendas dos médicos, entre outras medidas essenciais.

Para fazer isso, precisa-se investir em tecnologia através de softwares de gestão que possibilitam que o atendente tenha alguns processos automatizados e centralizados em um mesmo sistema. Com essa ferramenta, os atendentes podem checar a agenda dos médicos e evitar marcar consultas muito próximas, permitindo um intervalo entre os agendamentos e evitando atrasos.

Investir em treinamento dos funcionários é essencial para que eles saibam como agir em diferentes situações do processo de atendimento. Não é uma tarefa simples de ser feita, já que demanda tempo e comprometimento do gestor, mas é uma maneira de conseguir proporcionar uma melhor experiência para o paciente e um atendimento mais eficiente.

Conte com o Software de Gestão MedPlus

O Software de Gestão Médica MedPlus possibilita que a sua clínica tenha mais rapidez no atendimento. A solução conta com agenda inteligente, que integra diferentes setores, oferece um portal para os agendamentos online e disponibiliza uma sala de espera virtual. Com o MedPlus a sua clínica será capaz de atender seus pacientes com mais eficiência e qualidade. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções.

Como a sua clínica trabalha com o Tempo Médio de Atendimento? Existem medidas para reduzi-lo? Deixe a sua resposta nos comentários abaixo!

Conte sempre com o MedPlus, o seu software de gestão médica!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.