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Saiba o que são glosas e como a sua clínica pode evitá-las

A gestão das clínicas enfrenta diversos problemas que podem atrasar os processos que fazem parte de sua rotina administrativa. Entre os exemplos mais comuns dessas ocorrências estão as glosas, as quais podem afetar a clínica financeiramente e em seu relacionamento com os convênios de saúde.

É importante que o gestor e sua equipe saibam evitar os diferentes tipos de glosas a fim de que a clínica não seja prejudicada. Confira neste artigo como a sua clínica pode se esquivar delas. Acompanhe!

Afinal, o que são glosas?

As glosas são os pagamentos que não foram realizados, ou até mesmo recusados, pelas operadoras de saúde. Quando esse problema acontece com uma grande frequência, é capaz de causar sérios prejuízos em clínicas e gerar retrabalho para os profissionais.

Existem três modalidades para definir as glosas: administrativas, técnicas e lineares. Causadas por erros de digitação ou cálculos incorretos, as glosas administrativas são as mais comuns. As glosas técnicas acontecem quando um determinado procedimento é contestado e se faz necessário que um Auditor Técnico faça uma avaliação. E as glosas lineares são aquelas que a operadora não justifica, exigindo que a clínica ou o hospital façam um controle eficiente para evitar sua ocorrência.

Formas de evitar as glosas em clínicas

É fundamental que o gestor coloque em prática algumas medidas para evitar que as glosas aconteçam em sua clínica, como a implementação de tecnologia e treinamento dos profissionais atuantes nessa questão, já que na maioria das vezes, as glosas ocorrem por falha humana.

Treinamento da equipe

Realizar um treinamento da equipe é fundamental para que os profissionais reconheçam a verdadeira importância de evitar erros de preenchimento por desconhecimento de uma informação, desatenção ou falta de confirmação de algum dado. Além disso, caso aconteça de a clínica ser glosada, eles estarão capacitados para resolver a questão, se possível.

Fazer uma gestão das autorizações dos procedimentos

Implementar uma gestão das autorizações dos procedimentos é uma maneira essencial de reduzir a ocorrência de glosas, visto que será uma oportunidade de utilizar um sistema capaz de notificar os profissionais no momento em que algo não estiver correto. Esse sistema deve estar ligado às operadoras de saúde.

Utilização de um software de gestão

Com um software de gestão é possível simplificar diversos processos presentes no cotidiano da clínica, de forma que seja feita uma otimização do fluxo das tarefas administrativas. Além disso, é possível fazer uma integração das diferentes áreas da clínica, melhorando a comunicação e a integração das informações entre todos os profissionais.

Implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Invista na implementação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) para reduzir as glosas de sua clínica, já que muitas são causadas por erros no preenchimento de prontuários e de prescrições de medicamentos. Com um prontuário eletrônico há uma considerável redução das falhas de preenchimento e maior praticidade para os profissionais.

Consolidação das auditorias internas

Uma clínica deve contar com profissionais especializados e responsáveis por checarem se todas as informações estão de acordo com o que é exigido pelos convênios. Assim, é possível evitar que as glosas aconteçam e prevenir prejuízos no caixa da clínica.

Como a sua clínica lida com as glosas? Existem processos para evitá-las? Deixe a sua resposta para nós!

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