Saiba quais são as vantagens em utilizar sistemas em nuvem na gestão de clínicas.

Saiba quais são as vantagens em utilizar sistemas em nuvem na gestão de clínicas.

A computação em nuvem (em inglês, cloud computing) vem sendo um dos grandes destaques do mundo tecnológico, sendo muito utilizada tanto na esfera privada quanto na empresarial.

Mas afinal, você sabe o que é computação em nuvens e quais são seus benefícios no dia a dia? E o que ela pode melhorar em sua clínica? Nós, do MedPlus, reunimos algumas informações que serão úteis para você melhor entender essa ferramenta e passar a utilizá-la em sua clínica. Confira!

O que é um sistema em nuvem?

O Sistema de Nuvem, também chamado de Computação em Nuvem, configura-se pela capacidade de ferramentas tecnológicas armazenarem dados e arquivos por meio de uma rede de informações (internet). A nuvem, nesse caso, seria associada ao local online em que essas informações ficariam seguramente guardadas.

Tendência em diversos ramos empresariais em todo o mundo, o cloud computing, vem tomando grande relevância na área hospitalar, com intuito de otimizar os processos, melhor integrar as clínicas e seus setores e aprimorar as atividades dos funcionários, e consequentemente o atendimento ao público.

Vantagens do armazenamento em nuvem

Com as informações disponíveis em tempo real, os gestores de sua empresa irão contar com mais segurança e autonomia nos processos de tomada de decisão. Vale ressaltar que esse benefício não atinge apenas os gestores de sua clínica, como também os demais funcionários, pois eles também terão acesso e usarão a ferramenta.

Com a disponibilização de informação rápida e de pronto-acesso para os funcionários de sua clínica, por meio da computação em nuvem torna-se muito mais fácil consultar prontuários, ter acesso a exames detalhados, saber como anda os pagamentos de seus clientes, entre muitas outras possibilidades. Assim o atendimento de seu público se torna mais ágil e o trabalho de seus funcionários mais prático, exato e seguro.

 Integre os setores da clínica

Um grande desafio de clínicas convencionais é lidar com a papelada e disponibilizar as informações de forma organizada, com facilidade de acesso por todos os setores, a qualquer momento. Médicos que não conseguem facilmente exames, enfermeiros que não encontram prontuários ou receitas e secretárias com dificuldades para encontrar e acessar algumas informações são situações comuns de uma clínica que ainda não automatizou seus processos e nem adotou o uso da computação em nuvem.

Com essa ferramenta, o trabalho de seus médicos, enfermeiros e funcionários se dá de maneira mais ágil e facilitada, já que os setores da sua clínica estão integrados e todas as informações podem ser acessadas e consultadas em tempo real, possibilitando um melhor trabalho em equipe.

Reduza seus custos

As atividades operacionais demandam muito esforço, atenção e recursos de uma clínica. Papel, tinta para impressão, organização e disponibilidade de local para o armazenamento são algumas questões superadas quando a empresa adota o armazenamento em nuvem. Além do prejuízo ambiental que o uso constante do papel traz, as chances de danificação e perda das informações são grandes, já que o tipo convencional de armazenamento de dados conta com diversos riscos em relação a integridade dos dados.

É importante ressaltar também que muitas das ferramentas do cloud computing, apesar de serem múltiplas e potentes, não necessitam de hardwares robustos para que funcionem perfeitamente, já que são adaptáveis às condições de sua(s) máquina(s). Por serem ferramentas de simples controle, o treinamento de seus funcionários para a utilização dos sistemas (quando se faz necessário) é muito rápido e eficiente.

Dessa forma, com o uso do armazenamento em nuvem, você diminui os gastos com papeis e impressões, não tem gastos altos com equipamentos e treinamentos e ainda tem os dados de sua clínica guardados de forma segura.

Segurança

A computação em nuvem proporciona segurança em dois âmbitos:

  • Segurança de acesso: sua empresa pode escolher quais arquivos, dados e informações precisam ser disponíveis de acesso apenas para quem seja necessário. Senhas, chaves de acesso e disponibilidade de visualização são algumas das estratégias adotadas pelo sistema para a proteção dos dados de sua organização.
  • Segurança e integridade dos dados: com o cloud computing seus dados estão muito mais seguros, já que além de poderem contar com proteção por senha, não serão danificados por fatores como tempo, temperatura e dificuldade de localização. Os dados sempre estarão à salvo, disponíveis para consulta e modificação a qualquer momento.

 

Viu como os sistemas de nuvem podem auxiliar a ascensão de sua clínica? Tem dúvidas sobre como implementar o método? Contate o MedPlus, estaremos com uma equipe especializada pronta para te atender e tirar suas dúvidas!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.