Suas ações de marketing estão trazendo retorno?

Suas ações de marketing estão trazendo retorno?

Várias empresas investem tempo e dinheiro em ações de marketing com o objetivo de melhorar diversas métricas – especialmente as que se referem à mídia online. Porém, é comum que o grande volume de dados gerados por essas ações fique perdido, muitas vezes por falta de uma leitura analítica e estratégica dessas informações.

Como saber se as ações de marketing estão trazendo retorno para a sua clínica

Uma clínica pode utilizar as estratégias de marketing para conseguir novos pacientes, atrair novas oportunidades de negócios no futuro, como parceiros e investidores, e ainda pode melhorar a imagem do estabelecimento ao desenvolver conteúdos de qualidade e ao usar as redes sociais para conversar com o seu público.

Todas essas estratégias geram informações que podem ser mensuradas e, dessa forma, é possível entender se cada ação realizada está trazendo o retorno esperado. Confira a seguir as principais métricas que a equipe de marketing de sua clínica deve analisar:

  1. Tempo de Vida do Cliente (Customer Lifetime Value)

O Tempo de Vida do Cliente é uma métrica utilizada para saber quanto de lucro pode ser gerado a partir de um único cliente com base em seu histórico de consulta.

Para fazer o cálculo basta somar o valor que o cliente paga nos serviços da clínica em um determinado período. Dessa forma, é possível saber qual perfil de paciente pode render mais para a sua clínica.

  1. ROI (Return on Investment)

O Retorno Sobre Investimento é uma das métricas mais conhecidas e utilizadas por profissionais de marketing, visto que é ela quem fornece os dados sobre a rentabilidade de um investimento.

O cálculo é simples: basta fazer o ganho obtido menos o investimento inicial. Este número deve ser  dividido pelo total de despesas e o resultado é o retorno de investimento. Assim:

ROI = ganho obtido – investimento inicial / inicial

Desse modo, você sabe qual é a rentabilidade de sua clínica e quais ações de marketing estão trazendo mais resultados, como retorno financeiro e o número de clientes que procuraram seus serviços.

  1. Churn Rate

É uma métrica que auxilia na identificação da rotatividade ou evasão dos pacientes de sua clínica. Ao utilizar a Churn Rate – ou índice de Churn – é possível medir qual a taxa de pacientes que estão desistindo de sua clínica, isto é, aqueles pacientes que foram em uma primeira consulta, por exemplo, e não marcaram as próximas no tempo esperado.

Assim, essa análise é um importante termômetro para as mudanças que podem ser feitas durante as consultas e atendimento na clínica.

  1. Custo para Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é outra métrica muito utilizada para informar o valor que está sendo gasto para atrair novos pacientes para a sua clínica. Esta análise é responsável por dizer se o investimento está trazendo resultados positivos ou o contrário.

Para saber a resposta é preciso analisar todos os gastos que estejam ligados à captação de pacientes e fazer a divisão pelo número total de clientes que foram atendidos em sua clínica durante este mesmo período.

É importante saber que quanto mais alto o CAC, mais investimento está sendo desperdiçado na captação de novos clientes.

Analisar as ações de marketing pode trazer muitos benefícios para a sua clínica, possibilitando o entendimento de quais ações são mais eficientes e a otimização das estratégias que não estejam funcionando tão bem. Além disso, avaliar de perto os dados fornecidos nessas ações permite o controle do orçamento com mais consciência e precisão.

As ações de marketing de sua clínica têm funcionado como esperado? Conte para nós a sua experiência!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deseja saber mais sobre as nossas soluções? Clique aqui e solicite contato de um de nossos consultores.