Por Cristopher Ronsani Morais em 03/03/2020
Tempo de leitura: 7 minutos

Por que migrar sua clínica para o MedPlus?

Conheça o processo de migração de dados do seu sistema para o MedPlus e confira as vantagens que o software de gestão médica MedPlus oferece!
Porque migrar sua clínica para o MedPlus | MedPlus

O MedPlus é um software de gestão médica que está presente no mercado há mais de duas décadas, seguindo o conceito de inovação e excelência no atendimento de sucesso. 

Utilizado por mais de 8.000 médicos, é referência nos segmentos de Oftalmologia, Clínicas de Multiespecialidades, Dermatologia, Ginecologia, Cardiologia entre outros. O que significa que pode ser a solução ideal para sua clínica.

Mas o que fazer se a sua clínica já tiver um software? Nós temos a solução!

Quer trocar seu sistema antigo por um novo, repleto de funcionalidades e experiências, sem medo de perder dados no processo? 

Nossa equipe faz toda a migração do seu sistema antigo para o MedPlus! Assim você evita confusão, retrabalho e a perda de dados, além de reduzir o trabalho manual da sua equipe!

Para isso, contamos com um departamento exclusivo para acompanhar nossos clientes que necessitam migrar seu banco de dados para as soluções MedPlus com segurança e praticidade. 

Entenda tudo sobre a migração dos seus dados para o MedPlus!

Porque a migração é importante?

Um dos principais bens de qualquer clínica médica são os seus dados! A cada novo cliente, a cada atendimento, sua clínica recolhe informações de pacientes, de tratamentos e de gestão.

Esses dados são essenciais para uma excelência no atendimento, nos tratamentos e para a gestão do seu negócio.

Podem até ser base para a construção de estratégias de marketing!

Essas informações compõe a base de dados de sua empresa – e essa base de dados é o objeto da migração.

A migração de dados é o processo de transferir toda essa base de dados de um sistema para outro – cadastros e histórico de pacientes, agendamento, cadastros de convênios, prontuário eletrônico, entre outros. E esse processo pode ser muito complexo sem o apoio de pessoas especializadas.

Quais os riscos da migração de dados?

Perder o legado de informações da sua clínica na hora da migração geraria um transtorno enorme para todos os seus processos.

Por isso, no momento da migração entre sistemas, os dados precisam ter um tratamento cuidadoso. 

Apesar de a perda de informações ser algo pouco provável, cada sistema possui sua forma de lidar com os bancos de dados.

Falhas ao transpor as informações de um sistema para o outro podem comprometer todo o processo.

Além disso, o processo de migração também é vulnerável a falhas humanas.

Se sua equipe vai fazer a migração, alguns erros podem ser cometidos por falta de preparo, falta de tempo ou mesmo má vontade de mudar de sistema. 

Por isso é muito recomendável contar com uma equipe especializada para realizar, ou, ao menos, supervisionar, todo o processo.

Outro grande problema é o de vazamento de dados. No momento da migração as informações são manuseadas por várias pessoas.

Se a equipe responsável não estiver preparada e consciente da necessidade de segurança, essas informações podem ser vazadas intencional ou mesmo acidentalmente.

Isso é ainda mais importante atualmente, com a implementação da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

De acordo com a lei, a empresa é responsável pela segurança de todas as informações em seu banco de dados.

Se qualquer das informações for utilizada para fins não autorizados pelo titular (a pessoa a quem o dado diz respeito), sua clínica pode pagar multas altíssimas e até ter suas atividades suspensas.

A equipe de migração do MedPlus já tem todos esses riscos em mente.

Treinados extensivamente para lidar com excelência em todos os processos de migração, os membros do time também passam por capacitação constante sobre a nova LGPD.

Dessa forma, a segurança dos seus dados estará garantida quando você migrar para o Medplus!

Como é a migração para o MedPlus?

Porque migrar sua clínica para o MedPlus | MedPlus

A equipe MedPlus sabe da importância do banco de dados para o sucesso de sua empresa. Por isso, contamos com uma setor inteiro especializado em fazer a migração do seu sistema.

A equipe especializada leva agilidade e segurança para o processo, poupando sua equipe de um trabalho que poderia tomar vários dias e evitando os riscos de uma migração despreparada. 

Além disso, cada etapa do trabalho passa pela sua aprovação, para garantir que nada seja feito sem consentimento da sua clínica.

Para ter segurança na hora da escolha, conheça os passos da migração para o sistema MedPlus:

Análise de migração

A primeira parte do processo é uma verificação dos dados da sua clínica.

Realizamos uma cópia do banco de dados para constatarmos a quantidade de registros e checarmos se eles estão desbloqueados.

Os dados analisados incluem o cadastro dos pacientes, suas agendas médicas, o cadastro de convênios e planos, cadastros gerais, o histórico de prontuários dos pacientes.

Assim que a verificação for concluída, disponibilizamos um documento com a lista dos dados passíveis de migração para que você aprove o processo.

Importação dos dados e efetivação do contrato

Se o processo de verificação for aprovado, utilizamos o backup gerado na análise para iniciar a importação dos dados para o MedPlus Web.

Também  entramos em contato para efetivar o contrato da parceria que vai permitir a implantação definitiva do software.

Essa etapa é mais ágil se o migrador do sistema atual da sua clínica já tiver sido desenvolvido por nossa equipe.

Afinal, cada banco de dados diferente requer o uso de um conversor adequado para as informações.

Depois do fim desse processo, criamos os logins para validação da importação.

Esses logins são encaminhados para os destinatários da sua clínica, que podem realizar os testes necessários, com o objetivo de verificar se todos os dados foram migrados corretamente.

Também disponibilizamos um analista experiente para realizar uma validação inicial em conjunto com a clínica.

Com o aval positivo desse processo, já agendamos e iniciamos a migração final, e agendamos os treinamentos, de acordo com sua disponibilidade. 

No entanto, o uso do sistema em definitivo ainda não estará disponível na fase de análise, apenas após a migração final.

Portanto é recomendável contar com o sistema antigo até a liberação em definitivo do sistema.

Migração final

Depois de todas as verificações, passamos para a migração final. Essa etapa é agendada com antecedência e realizada dentro do prazo de 48 a 72 horas.

Antes da migração final, o MedPlus não estará disponível para o uso, por isso o seu sistema antigo ainda pode ser usado para consultas durante a mudança de soluções.

No entanto, não recomendamos o uso do sistema antigo para novos lançamentos nesta etapa, pois não será possível migrar novos dados. Assim, toda informação alimentada após o último backup será perdida e deverá ser repassada manualmente.

Assim que a importação encerrar, o sistema já está disponível. Então nossa equipe começa a implantação definitiva.

Implantação e capacitação

Com todos os dados já no seu novo sistema, o software MedPlus estará disponível para o uso.

Mas não paramos aí. Para garantir a melhor adaptação da sua clínica à mudança de sistema, damos início ao treinamento das equipes, com o objetivo de capacitar seus profissionais para utilizar e aproveitar ao máximo os benefícios do MedPlus.

O treinamento tem duração de até 30 dias. Nesse período profissionais especializados ministrarão a capacitação via conexão remota e Skype.

Suporte

Já desde o período de implantação, o suporte está à disposição para ajudar sua equipe no uso do sistema MedPlus!

Para um atendimento rápido, temos o Chat On-line, disponível para quaisquer dúvidas sobre procedimentos. Há ainda a central de ajuda do MedPlus, que conta inclusive com vídeos de orientação.

A equipe de atendimento está disponível através de todos os nossos canais de comunicação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19hrs, e aos sábados das 8h às 12hrs. 

Além disso, contamos também com a equipe de Sucesso do Cliente, que realiza contatos proativos com o objetivo de fazer sua clínica ter satisfação total com o uso do sistema e garantir uma parceria sólida e duradoura.

Agora que você já sabe como funciona a migração do seu sistema antigo para o MedPlus, que tal entrar em contato com a gente e pedir uma demonstração do nosso sistema?

Quais as vantagens de migrar para o MedPlus?

Porque migrar sua clínica para o MedPlus | MedPlus

A mudança de sistema é sempre uma decisão complicada. Afinal, envolve tirar sua equipe de sua zona de conforto, aprender novas funções e atravessar novos processos.

No entanto, a decisão vale a pena quando você não está mais satisfeito com o software que atende sua clínica.

Alguns meses de adaptação a uma novidade acabam valendo mais a pena do que passar anos utilizando uma ferramenta que não entrega tudo o que sua clínica precisa.

Conheça as vantagens do MedPlus para ver como está na hora de abraçar novas soluções para a gestão de sua clínica médica.

Equipe de migração

Temos todo um departamento especializado em migração de dados do seu sistema para o nosso.

Assim, todo o processo de adequação ao novo software se torna muito mais fácil para você e sua equipe!

Sistema integrado

O software MedPlus conta com uma gestão integrada de setores. Isso significa que os dados de cada setor de sua clínica estão interligados de forma organizada e dinâmica.

O MedPlus compreende que cada setor de sua clínica é parte de um todo e não pode ser atendido nem separado. Ações no atendimento ao paciente podem ter efeitos na gestão financeira. 

Chega de precisar atualizar várias planilhas a cada atendimento. Através da integração do MedPlus, esses processos são automáticos! 

Armazenamento na nuvem

Além de possuir sistemas integrados, todos os dados e funcionalidades do software estão disponíveis na nuvem – organizados diretamente na internet.

Isso significa que as informações de sua clínica estarão disponíveis em qualquer dispositivo que você precisar! Sua secretária terá acesso a elas no computador, você poderá usar um tablet durante o atendimento e, se você estiver longe da clínica e precisar checar um dado, essas informações estarão também no seu celular!

Prontuário eletrônico

Informações em papel são vulneráveis, ocupam espaço, atrasam o atendimento e podem causar caos na organização da sua clínica.

Por isso, o prontuário eletrônico é uma grande escolha para agilizar os processos, aumentar a segurança dos seus dados e ainda atender o paciente com excelência.

Assinatura eletrônica

Com a assinatura eletrônica, disponível no prontuário eletrônico MedPlus, você garante a segurança em suas operações digitais!

Além disso, você ganha agilidade dos processos e também, consegue comprovar seus procedimentos.

Segurança de dados e LGPD

O MedPlus conta com a ferramenta AWS, da Amazon, que atende grandes companhias no mundo todo.

Com ela, seus dados digitais estarão seguros contra ciberataques e outras formas de vazamento de informações.

Além disso, a equipe MedPlus está sendo adaptada preparada para lidar com a LGPD, podendo dar o melhor apoio possível para a adequação de sua clínica à nova legislação.

Essas são apenas algumas das facilidades promovidas pelo uso do MedPlus! Contamos ainda com gestão financeira e organizacional de forma clara e objetiva, e muitas outras funcionalidades!

Está pensando em mudar para o Sistema MedPlus? Entre em contato com nossa equipe e aproveite todas as vantagens do software de gestão médica! A MedPlus trabalha para que você se concentre naquilo em que é especialista: o cuidado com o paciente. 

Conte sempre conosco!

Gerente de Produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.