Por Cristopher Ronsani Morais em 29/05/2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Vale a pena equipar sua clínica através de comodato?

Vale a pena equipar sua clínica através de comodato?

No início de carreira da maioria dos profissionais da saúde surge a dúvida de como começar um negócio do zero. Eles sabem que o investimento é altíssimo e que o mercado é extremamente competitivo. E que quanto mais especialidades quiserem oferecer para seus pacientes, mais aparelhos serão precisos e consequentemente mais dinheiro precisará ser investido.

A compra de equipamentos apresenta diversos pontos a serem levados em consideração, como a pesquisa de preço e de fornecedor, a avaliação de necessidade e demanda. É preciso pensar também que o aparelho necessita ser de última geração a fim de ter um funcionamento sempre bom. Por isso, querendo ou não, o aparelho comprado fica desvalorizado com o tempo e assim, mais dinheiro é gasto com a manutenção.

Sendo uma alternativa à compra, o serviço de comodato tem sido muito buscado por profissionais da saúde como uma alternativa para equipar uma clínica recém-aberta, visto que é um modo de economizar um bom tanto de dinheiro no início da clínica.

O que é e como funciona o comodato

O comodato é, por definição, um empréstimo de algo não fungível (ou seja, bens que podem ser substituídos por outros da mesma espécie e mesma quantidade), geralmente sem custos, e dentro do tempo acordado pela empresa e por quem vai receber o aparelho, garantindo seu bom uso.

Os equipamentos são de última geração e têm sua assistência clínica e técnica de qualidade, além de ter uma maior precisão no diagnóstico realizado. Normalmente, o pagamento do equipamento é feito de acordo com a demanda que o aparelho em questão necessita. Por exemplo, algumas empresas solicitam que a clínica realize um pacote mínimo de laudos mensais a serem emitidos. Portanto, o pagamento depende de quantos laudos são emitidos pela clínica em relação ao número acordado por ambas as partes.

Os principais aparelhos que se encaixam nesta categoria fazem parte de exames complexos, como o eletrocardiógrafo (ECG), o Holter, o MAPA, ou ainda bombas de infusão, entre outros.

Benefícios do comodato

  1. Tem suporte vindo direto da empresa comodante

O comodatário recebe direto da empresa comodante o treinamento e a consultoria especializados para o equipamento em questão. Outra vantagem é que não é preciso depender de alguma assistência técnica para que a manutenção seja feita: a própria empresa substituí o aparelho em um tempo menor do que seria feita a manutenção.

Assim, a clínica não corre riscos de ficar muito tempo sem poder realizar determinado exame por falta do equipamento.

  1. É possível oferecer diversos serviços

Como dito anteriormente, ao usar o contrato de comodato, a clínica pode solicitar diversos equipamentos e assim oferecer para seus clientes atendimento em mais de uma área. Dessa forma, facilita para o paciente fazer vários exames em um mesmo local e, por consequência, atrai mais renda para a clínica, além da fidelização do cliente.

  1. É mais barato e mais rápido do que comprar

Visto que o empréstimo é feito de forma gratuita na maioria dos acordos, equipar uma clínica por meio do comodato acaba saindo bem mais barato do que comprar cada um dos aparelhos que seriam necessários. Além disso, a empresa comodante entrega o equipamento em menos tempo do que um fornecedor, já que é do interesse dela que a clínica faça uso do serviço o mais rápido possível.

  1. Os aparelhos estão em excelente estado

Os aparelhos vindos como empréstimo são considerados como de última geração no quesito de tecnologia e por isso estão em excelente estado, garantindo o bom uso do equipamento pela clínica. Alguns contratos feitos entre clínica e empresa comodante ainda permitem que quando for lançado outro equipamento mais novo no mercado, o aparelho emprestado para a clínica seja trocado pelo mais recente sem custos.

  1. É bom para os iniciantes no mercado

Pode-se dizer que com o uso do contrato de comodato a competitividade do mercado fica, de certa forma, mais equilibrada, já que quem está começando na área da saúde pode equipar a sua clínica com diversos aparelhos logo no começo. Desse modo, uma clínica recém-aberta é capaz de estar muito próxima do que uma clínica aberta há anos oferece.

  1. Sobra dinheiro para investir em outras áreas

Como não é preciso destinar um grande montante inicial nos equipamentos necessários, sobra dinheiro para que sejam feitos alguns investimentos em outras áreas da clínica, como reformas no ambiente e ampliação do espaço, melhorando o funcionamento da clínica.

Dependendo do fluxo de pacientes de sua clínica, é possível fazer uma adequação em relação ao uso do comodato, isto é, fazer o empréstimo de mais ou menos equipamentos. E lembre-se: o contrato de empréstimo é válido apenas no período estipulado (a maioria dos contratos dura um ano) e quando os aparelhos apresentarem condições de bom uso.

Dessa forma, o comodato pode ser uma opção bastante vantajosa para clínicas que estão despontando no mercado – ou mesmo para estabelecimentos de saúde consolidados e que optam por uma estrutura mais econômica para o seu negócio.

Gerente de Produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.