Vida saudável para médicos

Vida saudável para médicos: é possível conciliar a uma rotina tão atribulada?

Ambiente de trabalho desgastante, aumento de plantões, acúmulo de responsabilidades, relações negativas com a equipe de trabalho e infraestrutura insuficiente do hospital e/ou clínica: esses são todos os fatores que contribuem para uma possível retenção de estresse no dia a dia de médicas e médicos que passam por rotinas de trabalho cheias e cansativas.

Sabemos que nessa profissão é de grande importância que o médico dê aos seus pacientes dicas de como se manterem saudáveis e sadios durante o decorrer de suas vidas. Mas será que há condições propícias para esses profissionais se enquadrarem nessas orientações?

Tendo em vista essa importante questão, o MedPlus reuniu algumas  informações sobre como usar o pouco tempo disponível da rotina atribulada para o cuidado de sua própria saúde física, mental e emocional. Confira!

Pratique exercícios e se alimente bem

Essa recomendação é antiga e conhecida de todos nós, mas acredite: talvez seja uma das mais importantes. Mesmo que mínima, a prática de exercícios é essencial para a manutenção de uma saúde física e mental. Com ela você estimula seu corpo a trabalhar mais e consumir mais energia, deixando seu organismo muito mais ativo e resistente.

Com o avanço tecnológico e com a tendência de crescimento do mundo fitness e saudável, tornou-se mais fácil dispor de uma rotina que conte com uma alimentação mais balanceada e que inclua a prática de exercícios e atividades físicas durante o dia a dia. O App, para smartphone, Seven (iOS | Android) combina uma quantidade e variedade de exercícios para serem praticados no tempo de sete minutos. Com ele, você escolhe o objetivo que quer alcançar com a prática dos exercícios e o App te mostra como o usuário deve desempenhar os movimentos, tudo através de guias 3D interativos. Desta forma você economiza tempo e se mantém saudável e ativo de forma prática e eficiente.

A alimentação é também uma parte muito essencial de nossa saúde, e para auxiliar nesse importante quesito de nossas vidas que a tecnologia juntou esforços e criatividade. Apps como o TecnoNutri (iOS | Android) lhe ajudam a calcular as calorias que você consome ao decorrer do seu dia, além de mostrar graficamente os índices de açucares, gorduras, fibras e carboidratos ingeridos com esses alimentos. Dessa forma torna-se muito mais fácil o balanço de sua alimentação, de forma eficaz, rápida e saudável.

Durma ao menos o necessário

O sono é a hora que todo nosso organismo se recupera e se restabelece do esforço que fez durante todo o dia. Ter um sono tranquilo e saudável é parte fundamental para a manutenção de nossa saúde em qualquer fase de nossa vida. Pessoas que não dormem bem ou dormem pouco estão expostas à diversos problemas de saúde, como a redução dos níveis de imunidade, o aumento do risco de câncer, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo a redução da longevidade da vida.

Por isso, é importante que, para que sua saúde se mantenha ao menos estável, você dedique no mínimo 7 horas de sono por noite. Para as noites que não forem possíveis, use a posterior ou o final de semana para a recuperação das horas perdidas.

Reserve um tempo para fazer o que lhe deixa contente

Já foi comprovado, por diversas pesquisas científicas, que pessoas que se alimentam bem, praticam esportes e gastam tempo fazendo coisas que gostam ao lado de pessoas que amam são muito mais felizes e dispõem de uma inteligência emocional muito maior.

Ir ao cinema, ao parque, ouvir as músicas que gosta, mudar o caminho de ida ao trabalho e de volta para casa, manter vida social ativa e conversar e se divertir com as pessoas que amam, são exemplos de alimentos psíquicos que contribuem diretamente para o crescimento e manutenção de nossa saúde emocional e mental – as quais interferem também na saúde física.

É importante que nesse processo, mesmo que de forma mínima, todos os fatores – físicos, psíquicos e emocionais – sejam cuidados e levados em consideração para que sua saúde não seja atingida de nenhum dos lados. Organize sua rotina, planeje seu tempo livre e conte com uma vida mais longa, feliz e saudável.

E aí, gostou das dicas que o MedPlus reuniu para você? Já utilizava de algumas delas? Deixe sua experiência nos comentários!

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