Skip to main content
medico-tablet-saude

Você sabe qual é o papel do diretor clínico?

Em clínicas e hospitais existem diferentes cargos para os profissionais da saúde, como o gestor, o diretor técnico, o diretor clínico, os médicos, a secretaria, os enfermeiros, entre outros. Cada profissional tem determinadas atividades pelas quais é responsável. O diretor clínico, por exemplo, exerce um papel fundamental para o bom desempenho da clínica.

Esse cargo é reconhecido por ser a ponte entre o corpo clínico e o diretor técnico, já que o diretor clínico é o médico responsável por representar e coordenar os demais médicos presentes no corpo clínico. Além disso, só pode exercer essa função aqueles que estiverem devidamente habilitados como médicos na forma da lei.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu – entre 2016 e 2017 – novas normas em relação ao que é pertinente no escopo de responsabilidades do diretor clínico, ficando conhecida na área da saúde como Resolução CFM Nº 2.147/2016. É papel desse importante profissional garantir as excelentes condições de trabalho para os médicos e assegurar que todos os pacientes tenham assistência médica adequada. Confira a seguir quais são suas principais demandas:

Responsabilidades do diretor clínico

Todo diretor clínico de instituição privada ou pública tem como as principais responsabilidades, de acordo com a Resolução CFM Nº 2.147/2016, as seguintes atividades:

Assegurar que todo paciente sob regime de internação seja atendido por um médico assistente

É dever do diretor clínico que os pacientes internados no estabelecimento em questão sejam acompanhados e atendidos por um médico assistente.

Supervisionar as atividades de assistência médica

O diretor clínico tem como responsabilidade supervisionar tudo o que está relacionado às assistências médicas.

Exigir da direção técnica condições adequadas de trabalho

O diretor clínico tem como papel informar e exigir da direção técnica condições adequadas de trabalho, com disponibilidade de recursos e espaço físico para o exercício da medicina.

Assegurar a acadêmicos e residentes condições de exercer suas atividades com os melhores meios de aprendizagem

O profissional que atua como diretor clínico deve manter-se atento e garantir que os acadêmicos e residentes possam aprender e colocar em prática seu aprendizado da melhor forma.

Organizar os prontuários dos pacientes

O diretor clínico precisa manter os prontuários dos pacientes organizados, possibilitando que as informações sobre cada caso sejam acessadas com facilidade e que estejam de acordo com as determinações das Resoluções CFM Nº 1.638/2002 e Nº 2.056/2013.

Solucionar a ausência de plantonistas

O diretor clínico é responsável por não permitir que haja lacunas entre os horários de atendimentos dos plantonistas.

Como um médico pode se tornar diretor clínico

Para um médico se tornar diretor clínico, o profissional deve ser eleito obrigatoriamente pelo corpo clínico por meio de uma eleição direta com voto secreto, de acordo com as normas estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina.

O Conselho afirma que também é possível que um médico acumule os cargos de diretor técnico e diretor clínico na mesma instituição. Porém, essa regra é válida apenas em instituições de saúde com menos de 50 leitos para que não ocorra excesso de responsabilidades para esse profissional. Em caso de acúmulo de cargos, a eleição deve ocorrer por sufrágio direto.

Quais são as responsabilidades do diretor clínico em sua clínica? Deixe a sua resposta nos comentários!

Conte sempre com o MedPlus, seu software de gestão médica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *