Skip to main content
Wearables: saiba como esses dispositivos estão transformando a medicina

Wearables: saiba como esses dispositivos estão transformando a medicina

Os wearables, “tecnologias vestíveis”, são dispositivos de monitoramento eletrônico já muito utilizados na área da medicina como um importante aliado na detecção de doenças e acompanhamento da saúde do paciente.

Os avanços tecnológicos recentes abriram novas possibilidades para o setor da saúde em relação ao tratamento, acompanhamento, prevenção e identificação de doenças. O que significa que os wearables não apenas contribuem com a melhora dos hábitos e da qualidade de vida das pessoas, mas também estão transformando o setor da saúde.

Os dispositivos podem ser incorporados a qualquer acessório e, muitos deles, usam inúmeros sensores integrados num sistema que conectam e cruzam as informações coletadas por eles. Com isso, os dados recolhidos podem ser armazenados em servidores para que, posteriormente, seja feita uma análise mais profunda.

Os wearables podem ser classificados em cinco categorias: monitoramento de saúde e bem-estar, supervisão e segurança, reabilitação domiciliar, avaliação de eficácia e detecção precoce.

Os mais comuns e mais utilizados são os de monitoramento de batimentos cardíacos e contador de passos. Entretanto, estudos recentes mostram que, futuramente, eles poderão ajudar na realização de diagnósticos e de tratamento complexos, podendo até identificar doenças graves sem ser necessária a realização de exames médicos.

Grandes empresas têm investido em desenvolver wearables capazes de detectar variados tipos de câncer em estado inicial, possibilitando maior taxa de sobrevivência e tratamento da doença. Além disso, outros estudos concluíram que através da combinação dos wearables e aprendizado automático é possível prever os riscos de diabetes antes de exames clínicos. Ainda, outras doenças relacionadas ao coração, sono e pele já são passíveis de serem identificadas e acompanhadas através desses dispositivos.

Com a constante evolução das técnicas e equipamentos digitais, a tecnologia se torna uma grande aliada da área da saúde. Nesse quesito, os wearables são importantes dispositivos que contribuem para uma transformação e melhora sensitiva do setor. Fique atento a essas transformações!

Queremos saber sua opinião! Quais são as maiores transformações e benefícios que os wearables trouxeram para a área médica? Em sua clínica, você já utiliza essa tecnologia como aliada? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *