Mais produtividade em clínicas de oftalmologia com o prontuário eletrônico

Descubra as vantagens de contar com o prontuário eletrônico em sua clínica de oftalmologia, e como ele pode aumentar a produtividade de seus processos!

Por Aline Patricia em 20 de maio de 2020.

A transformação tecnológica na medicina mudou a maneira como diversas ações são feitas. Cirurgias, exames e outros procedimentos se tornaram menos dolorosos, mais rápidos e precisos. 

Dentre tantas ferramentas que se encontram hoje em hospitais e também em sua clínica de oftalmologia, temos as tecnologias voltadas para a gestão. Existe uma série de ferramentas que podem ser utilizadas a fim de facilitar o atendimento médico.

Temos sistemas de gestão, agendas online, prescrição digital e o assunto de hoje: o prontuário eletrônico. Essa é uma ferramenta que pode melhorar a rotina de sua clínica de oftalmologia.

Você conhece a importância dele em sua clínica de olhos? Já conta com essa vantagem em seus atendimentos?

Continue a leitura e saiba tudo sobre essa importante ferramenta para clínicas ou consultórios de oftalmologia!

O que é o prontuário eletrônico?

Clínicas de oftalmologia com o prontuário eletrônico | MedPlus

Com o objetivo de otimizar os processos de atendimento e proporcionar uma experiência mais satisfatória, o prontuário eletrônico funciona como uma ferramenta que armazena as informações do paciente. Nele é possível acessar seu histórico de procedimentos e tratamentos.

Assim, o prontuário eletrônico substitui o prontuário de papel, com várias vantagens. Uma das principais é que ele pode receber muito mais informações, de forma mais organizada e disponível online, de modo que ele pode ser acessado em qualquer lugar.

O prontuário, quando fica no papel, se torna uma pasta que só ganha mais papéis e informações a cada atendimento ao paciente. Isso dificulta o atendimento, uma vez que o médico acaba precisando procurar uma série de informações em pilhas de papel para garantir que o tratamento correto seja recomendado para cada caso.

Além do mais, essas pesadas pastas acabam ocupando espaço em armários e gavetas intermináveis. Sua secretária ou recepcionista acaba perdendo muito tempo a procura de cada pasta no momento do atendimento. E mais tempo depois, na hora de guardá-las novamente. 

Esse tempo poderia ser utilizado para atender seu paciente com mais calma, ou para a realização de processos administrativos mais burocráticos necessários. 

No prontuário eletrônico, o médico pode conferir todas as informações relevantes para um atendimento de excelência, organizadas em um lugar só. Também pode cadastrar o histórico de doenças familiares, sintomas, reações, alergias, medicações administradas, procedimentos cirúrgicos, entre muitos outros.

O uso de prontuário eletrônico faz com que a clínica esteja inserida na era digital e acrescenta mais modernidade e agilidade em sua rotina. Esse é o tipo de ação que é percebida pelo paciente, afinal de contas, seu atendimento se torna ágil e ainda mais certeiro. 

Quando o paciente percebe isso, ele sente mais segurança e profissionalismo em sua clínica de olhos, o que promove a sua fidelização. Além do mais, pacientes fidelizados costumam indicar o seu trabalho para amigos e familiares. Isso, significa marketing boca a boca e gratuito para sua clínica de oftalmologia! 

A importância do prontuário

Ter o prontuário eletrônico em sua clínica de olhos, significa agilizar seus atendimentos e ter acesso às informações importantes de forma rápida e prática. 

O histórico do paciente tem grande importância na hora de prescrever o tratamento. Essa informação, pode ser acessada durante a consulta, evitando que sua mesa fique lotada de pilhas de papel. 

Para validar seu prontuário, é necessário utilizar a assinatura digital. Contudo, antes disso, o médico responsável deve ter um certificado digital. Entenda: 

Certificado Digital 

O certificado digital é um arquivo eletrônico, necessário para que sua clínica possua uma assinatura digital. Este certificado contém um conjunto de informações como nome completo e CPF,  para que seja possível identificar uma pessoa física.

Ele é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa, também conhecido como e-CPF ou e-CNPJ. 

No Brasil, para adquirir a certificação digital é necessário se dirigir a empresas conhecidas como Autoridades Certificadoras, reguladas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

A partir do momento em que o médico possui a certificação digital, é possível iniciar o processo para sua assinatura digital. Assim, ele poderá validar as informações contidas no prontuário eletrônico, e até mesmo na prescrição médica e outros documentos importantes de sua clínica. 

Assinatura digital no prontuário

A assinatura digital utiliza criptografia para garantir segurança e autenticidade nos documentos digitais. Vale destacar que ao seguir todo o processo nos padrões impostos pela ICP-Brasil, essa assinatura possui validade jurídica. 

Desde 2016 a utilização da assinatura digital em laudos médicos foi regulamentada pela ANVISA. Essa tecnologia é uma grande aliada para garantir a validade e a segurança das informações presentes no seu prontuário eletrônico. 

Todos os documentos emitidos pela instituição podem ser assinados digitalmente, e irão possuir a mesma autenticidade de documentos físicos e impressos. 

Benefícios gerais do prontuário eletrônico

Clínicas de oftalmologia com o prontuário eletrônico | MedPlus

Ter mais facilidade na rotina da clínica de oftalmologia é fundamental para proporcionar uma gestão médica mais efetiva.

Por isso mesmo, agora é hora de falar de todos os benefícios que se encontram com a utilização do prontuário eletrônico MedPlus em sua clínica de olhos. Confira:

1- Sistema na nuvem mantendo suas informações seguras;

2- Organização e agilidade no atendimento ao paciente;

3- Facilidade de uso da ferramenta;

4- Melhor atendimento ao paciente, promovendo a sua fidelização;

5- Prontuário personalizado com campos específicos da oftalmologia, como refração, tonometria e diversos funções e exames próprios da área;

6- Assinatura digital integrada para validar seus prontuários e outros documentos mais;

7- Acesso rápido e em qualquer lugar; 

8- Anamneses personalizada diretamente do seu MedPlus;

9- Prescrição eletrônica para facilitar o atendimento ao paciente;

10- Exames anexos ao prontuário para acesso ao histórico do paciente. 

11- Emissão de receita de óculos;

12- Controle e estoque de lentes;

13- Controle do tempo da dilatação dos pacientes;

14- Possibilidade de anexar imagens ao prontuário do paciente, com opção de edição;

15- Aviso de vencimento de lente automático.

Tendo todos esses benefícios aliados ao seu prontuário eletrônico, a produtividade de sua clínica aumentará, e muito. Afinal de contas, essa ferramenta tecnológica agilizará processos e aumentará também a sua qualidade. 

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso post 10 benefícios do prontuário eletrônico MedPlus para sua clínica ou consultório.

Conclusão

Já conta com o prontuário eletrônico? Possui sua assinatura digital? 

Caso você ainda tenha dúvidas de como possuir uma assinatura digital para validar os documentos em sua clínica de olhos, confira este eBook gratuitamente, e aprenda tudo sobre o assunto: 

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.