Como a tecnologia te auxilia no gerenciamento das finanças?

Por Aline Patricia em 26 de abril de 2017.

Independente do modelo de negócio que você tenha, seja uma clínica ou consultório, é muito importante contar com ferramentas que te proporcionem maior facilidade de organização, não é mesmo?

Pois bem, gerenciamento de finanças é algo que deve ser levado muito a sério, pois será ela que te garantirá uma maior credibilidade de mercado, obtenção de bons resultados e o desenvolvimento de estratégias focadas em melhor seu atendimento ao cliente.

Quando a saúde financeira da sua clínica vai bem, quando seu fluxo de caixa está correto, quando seu balanço do mês fecha com coerência, quando suas taxas e impostos com a receita federal estão em dia, tudo funciona de uma forma tão fluida, que torna-se muito interessante aplicar novas estratégias para melhorar, ainda mais seus resultados.

Se você pensa em gerenciamento, mas ainda não sabe por onde começar, entenda que as novas tecnologias podem te ajudar muito com isso!

A MedPlus tem plena consciência de que se você não apostar no gerenciamento de suas finanças, seu negócio pode ir a falência muito mais rápido do que imagina!

Exatamente por isso, acreditamos que a tecnologia pode te dar uma grande ajuda quanto a isso. Então, listamos as 4 dicas essenciais para que você gerencie suas finanças com a ajuda da tecnologia.

Confira conosco!

 

Dica 1 – Aposte em transações online

A primeira dica é a modernização do toda a forma de receber dinheiro ou pagar contas. Esqueça aquele comportamento antigo de ir até o banco pagar boletos ou fazer depósitos.

Atualmente, tudo pode ser feito com através do computador ou do celular. Com isso, você economiza tempo e até mesmo dinheiro. Se deslocar nas grandes cidades exige um trabalho muito grande, além do perigo de ser visto entrando e saindo de um banco.

A tecnologia trouxe seu banco para dentro de seu consultório. Basta solicitar ao seu gerente liberação de transações, pagamento ou qualquer outra atividade necessária.

Lembre-se sempre de guardar o comprovante de toda a operação realizada e aí, há mais um ponto positivo: tudo será guardando de forma eletrônico, normalmente em formato .pdf. Por mais que se passe anos, você ainda poderá consultar esses documentos, diferentes das impressões bancárias que se apagam com o tempo.

# Dica 2 – Tenha maior controle do fluxo de caixa

Se você ainda não sabe, o fluxo de caixa é o controle total de qualquer transação em dinheiro que seu consultório ou clínica. Então, dentro desse controle deve haver os valores dos salários de funcionários, custos básicos, recebimento dos valores de consultas, de exames e até mesmo itens básicos como copinhos descartáveis que são deixados na recepção.

Esse controle, que por vezes chega a ser maçante de se fazer, é importantíssimo, pois mostrará se você está tendo lucro ou prejuízo, qual o valor disso, qual seu custo fixo e diversas outras questões importantíssimas.

Fazer isso manualmente aumenta suas chances de erros, afinal você terá que lançar item por item, podendo digitar um valor errado ou pular alguma informação importante. Parece pequeno, mas no formato final, dá uma diferença incrível.

Novamente, a tecnologia pode te ajudar com isso! Já há sistemas, como o que a MedPlus oferece, que é capaz de integrar todos os processos e com isso, é possível acompanhar em tempo real como anda a saúde de suas finanças.

Todas as informações ficarão salvas na nuvem e você poderá consultar sempre que por de seu interesse.

# Dica 3 –  Tenha uma projeção

Por mais que planejamos o que esperamos para daqui 6 meses ou um ano, nem tudo sai dentro daquilo que esperávamos, não é mesmo? Com o gerenciamento de finanças de nossa clínica ou consultório, o mesmo acontece. No entanto, não ter um plano de ação pronto, te faz ficar perdido em meio a um mercado bastante competitivo.

Se você tem uma visão geral do que vai acontecer, obviamente, baseado em fatos de meses anteriores, você consegue elaborar novas ações e estratégias, até mesmo para controlar despesas inesperadas, períodos de baixa e oscilações do mercado.

Quando você não está preparado para lidar com isso, você fica sempre um plano B.

# Dica 4 – Tecnologia é sua aliada em tudo

Tudo o que você pensar com relação ao que seu consultório ou clinica praticam, podem ser facilmente gerenciados com a ajuda da tecnologia. Apesar das facilidades, quando você insere esse tipo de comportamento, no âmbito geral, você passa a render mais, pois os erros nos processos diminuem e com isso, seu rendimento financeiro aumenta, concorda?

Vamos supor que você está no lugar de seu paciente e toda ver que tem uma consulta precisa reservar um período do dia para aguardar o atendimento. Isso porque, ele gosta muito do ambiente e até do médico, mas todas as vezes a consulta tem atrasos enormes por falta de planejamento.

A tecnologia pode fazer com que você acabe com isso, de uma vez por todas. Você pode controlar e organizar sua agenda de atendimento de uma forma em que os espaçamentos entre atendimento tenham um espaço ideal que não comprometa a relação médico/paciente, mas que também não gere atrasos ruins.

Essas e mais uma porção de atividades podem ser facilmente controlados com um software de gestão. Eles são simples de serem usados e conseguem transformar a organização, de todas as premissas de uma forma surpreendente.

Se você tiver interesse em conhecer mais ou entender como isso pode te ajudar na gestão financeira de sua clínica ou consultório, entre em contato com a MedPlus, teremos um grande prazer em lhe apresentar tudo!

Te aguardamos!

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.