Como lidar com os boatos no trabalho

Por MedPlus em 03 de fevereiro de 2016.

O assunto parece irrelevante, mas os boatos no ambiente de trabalho podem causar várias dores de cabeça. Não importa o tamanho da clínica, em algum momento será necessário lidar com esse tipo de situação.

Por isso, o gestor precisa identificar o momento em que um boato, a princípio inocente, começa a se tornar nocivo. A seguir, conheça algumas dicas para minimizar os efeitos da boataria.

Transparência

A falta de clareza gera é um ambiente propício para boatos. Poucas coisas causam mais fofocas do que o silêncio da administração, sobretudo em momentos de mudança ou crise. Por isso, é importante compartilhar o que for necessário, estimulando assim uma relação de confiança e transparência.

Canais de comunicação

Nem sempre é possível reunir toda a equipe para repassar informações. Criar canais de comunicação podem ajudar a contornar essa situação. Uma sugestão é o famoso jornal mural, ou aproveitar as várias soluções oferecidas hoje pela tecnologia, como os grupos privados em redes sociais.

Solucione

Os boatos são alimentados, e quanto mais tempo uma história rola pelos corredores, maior e mais inconveniente ela fica. Portanto, se houver alguma fofoca circulando é importante por um fim nela o quanto antes, seja por meio de reuniões ou conversas particulares.

MedPlus