Organize seu financeiro em 5 passos

Organize o setor financeiro de sua clínica ou consultório médico e garanta lucratividade todos os meses em 5 passos simples:

Por Thais Geron em 27 de março de 2020.

Manter a estabilidade do setor financeiro de uma clínica médica é uma demanda importante e que cabe como responsabilidade ao gestor. Para alcançar bons resultados nesse trabalho, o profissional precisa fazer com que as finanças estejam sempre organizadas por meio de atitudes práticas.

Dessa forma, será possível ter um controle assertivo da rotina da clínica, evitar possíveis prejuízos, saber quanto se está gastando com salários e despesas fixas, ter conhecimento da movimentação financeira e aprimorar o faturamento.

Outra grande vantagem é a possibilidade de planejar as melhorias na clínica, e até mesmo a compra de novos equipamentos.

Organizar, controlar e analisar são essenciais para a gestão de qualquer setor. Mas isso fica ainda mais importante quando se trata das finanças. 

Procurando dicas práticas para ter melhores resultados no seu setor financeiro?

Neste artigo, vamos apresentar quais são os 5 passos para organizar as finanças de sua clínica e garantir rentabilidade. Continue sua leitura!

1. Tenha controle do fluxo de caixa da clínica

Ter o controle do fluxo de caixa é essencial para que o gestor saiba o que está entrando de renda e o que está saindo de gastos. Assim será possível acompanhar e analisar a saúde financeira da clínica por completo. 

É preciso incluir todos os valores dos custos fixos e variáveis neste controle, além de todas as entradas.

O fluxo de caixa, quando bem estruturado e organizado, facilita que o gestor tenha acesso a todas as informações e movimentações relacionadas com a gestão financeira.

Para que o controle de custos e recebimentos financeiros seja efetivo, especifique cada movimentação financeira. Por exemplo:

Nas saídas:

  • Custos fixos – A
  • Custos variáveis – B

Para as entradas

  • Pagamentos recebidos pelo cartão de crédito – C
  • Pagamento através de convênio – D
  • Pagamento recebido em dinheiro – E

Dessa forma, o controle ficará muito mais eficiente! 

2. Faça um planejamento eficiente

Organize seu financeiro em 5 passos

Desenvolver um planejamento eficiente faz parte de uma gestão financeira ideal, já que será a melhor maneira de organizar os meses futuros da gestão como um todo. 

O planejamento deve conter metas e objetivos bem realistas e que estejam de acordo com a situação financeira da clínica.

Além de traçar os objetivos desejados, é preciso saber quais são as principais atitudes que farão com que a clínica alcance tais metas. Por exemplo, tenha em mente quantas consultas precisam ser realizadas para atingir o valor definido como objetivo.

Organize esse documento em etapas. Primeiramente, deixe claro a média de custo de funcionamento de sua clínica e o total de entradas nos últimos meses. 

Depois você deve estipular o aumento desejado de atendimentos e lucratividade. As metas estabelecidas podem ser de curto, médio e longo prazo. 

Caso sua meta seja de diminuir os custos da clínica, isso também deve constar no seu planejamento. Mas lembre-se de que a qualidade do atendimento e dos insumos utilizados devem permanecer mesmo com o corte de custos.

Pretende expandir a clínica? Comprar equipamentos? Fazer alguma reforma? Adquirir um lugar próprio? Isso tudo irá demandar de investimentos. 

Independente do valor do investimento financeiro, especifique quando você deseja fazer isso, e quanto do valor líquido da sua clínica será utilizado para cada investimento. 

3. Estude assuntos de gestão financeira

O gestor de uma clínica precisa estudar assuntos relacionados a gestão financeira para que saiba como lidar com as demandas de sua clínica.

A precificação de seus serviços e a estruturação do fluxo de caixa,  por exemplo, demandam de conhecimento para que sejam feitas corretamente, garantindo a liquidez da clínica.

Acompanhar as novas tendências do mercado financeiro e conhecer os recursos que auxiliam na organização das finanças também se fazem essenciais.

Para isso, o gestor deve buscar livros, treinamentos e cursos relacionados com o mercado financeiro. Existem muitos workshops online que podem te ajudar com isso.

Acompanhar os conteúdos do MedPlus também vai garantir que o setor financeiro da sua clínica seja gerido corretamente. Nosso blog possui muitos textos com dicas para te ajudar. 

Utilize todo este material e garanta uma gestão com resultados positivos todo o mês! 

4. Fique de olho nos indicadores de desempenho financeiro

Para que sua gestão financeira seja de fato eficaz é preciso fazer a análise dos indicadores de desempenho do setor. 

Os indicadores financeiros são os seguintes:

  • Faturamento bruto: indica quanto dinheiro entrou no caixa de sua clínica em um determinado período de tempo;
  • Lucratividade: é o percentual de valor líquido da clínica, em contraponto ao faturamento bruto;
  • Rentabilidade: indica o percentual de retorno do investimento feito;
  • Ticket médio: referente ao valor médio recebido por cada consulta (levando em conta os atendimento feitos através de convênios e também os particulares);
  • Custos fixos: soma de todas as despesas que não variam de mês a mês (como o aluguel e pagamento de salários, por exemplo). 

Acompanhe os dados acima para compreender se o seu negócio está dando bons resultados financeiros ou se é hora de fazer um novo planejamento financeiro! 

5. Utilize um software de gestão financeira

A tecnologia é uma importante aliada para a organização das finanças de sua clínica. Ao utilizar um software de gestão, é possível manter todas as informações sobre as movimentações financeiras organizadas em uma mesma plataforma.

O Software de Gestão para clínicas e consultórios médicos MedPlus simplifica o seu processo de gestão financeira, já que conta com recursos específicos para esse objetivo.

Com ele o gestor conta com o controle de contas a pagar e a receber, controle do estoque de materiais, além de outras ferramentas necessárias para manter o seu fluxo de caixa sempre atualizado.

Nosso software proporciona uma excelente agilidade nos processos internos de uma clínica e uma maior organização para o gestor e para toda a sua equipe. É uma ferramenta totalmente segura e que possibilita que as informações sejam acessadas a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Os relatórios do MedPlus são o mais forte aliado do gestor na hora da tomada de decisão. Portanto, analise os indicadores do seu setor financeiro e garanta que sua clínica médica está no caminho do sucesso!

Como você organiza as finanças de sua clínica? Quer aprender mais sobre este importante setor do seu negócio? Então confira nosso Guia financeiro para clínicas e consultórios médicos: 

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.