Crie vínculos com seus pacientes a partir de um e-mail simples de aniversário

Por Cecília Galvão em 26 de junho de 2017.

Ser lembrado no dia do aniversário é sempre bom e a maioria das pessoas espera felicitações e boas vibrações neste dia!

Você já pensou em parabenizar o seu paciente nesta data tão especial e ainda aumentar as chances de fideliza-lo?

Saiba que o e-mail de aniversário é uma estratégia que funciona. Segundo uma pesquisa feita pela unidade de Marketing Services Global da Experian, os e-mails com mensagens de aniversário são clicados 300% a mais e apresentam uma taxa de abertura 235% maior em relação aos e-mails marketing comuns. Esses dados mostram que enviar uma mensagem de felicitação de aniversário é uma boa maneira de se relacionar com seus pacientes e posicionar sua marca.

O e-mail marketing torna a comunicação com seus pacientes mais rápida e econômica, já que um dos únicos investimentos é em softwares especializados para automatizar, acompanhar e avaliar seus e-mails. Além disso, por ser uma forma rápida de comunicação, você consegue notar resultados rapidamente, dentro de alguns minutos. Outra grande vantagem do uso do e-mail marketing é a possibilidade de personalização, ou seja, é possível o gerenciar campanhas voltadas a perfis específicos, mostrando que cada paciente é único e importante.

Um e-mail exclusivo e personalizado, com o nome do cliente e conteúdo relevante, enviado na data de aniversário, pode fazer toda a diferença no relacionamento e interação com o paciente e, consequentemente, na fidelização dele. Por isso, a MedPlus selecionou alguns pontos que não podem faltar no e-mail de aniversário que seu paciente vai receber. Confira!

Mantenha o cadastro do seu paciente atualizado

Para poder enviar uma mensagem de felicitações é fundamental que você mantenha os cadastros atualizados no sistema. Se sua clínica não possui essa informação na base de dados, pergunte! Isso pode ser feito por meio de uma campanha de atualização dos dados cadastrais, com slogans que motivem seus pacientes a fornecerem informações, como “Atualize seus dados cadastrais, queremos comemorar ocasiões especiais e manter você sempre bem informado”.

Crie listas de Segmentação

Segmente seu público pela data de aniversário e preferências. Vale lembrar pode ser feito pelo MedPlus.

Personalize seus e-mails

Todo mundo gosta de se sentir especial no dia de seu aniversário, por isso é importante não só enviar um e-mail de felicitação, mas também criar uma mensagem personalizada, com nome e data, que mostre que seu paciente é realmente uma pessoa especial para você. Atente-se para o campo “assunto” e coloque uma mensagem criativa que garanta que o e-mail seja aberto. Deixe claro que aquela é uma mensagem de aniversário.

Cuidado com o bloqueio de imagens

Crie o seu template de aniversário de modo que ele seja compreensível com ou sem imagens. Faça um texto introdutório personalizado e garanta que a mensagem principal será captada mesmo quando as imagens estiverem bloqueadas. Se seu e-mail for criado apenas com arquivos de imagens, o paciente, caso abra a mensagem antes que elas sejam “carregadas”, irá visualizar “um grande nada”.

Aproveite para oferecer um brinde ou desconto

E-mails que dizem apenas “feliz aniversário” têm o intuito de manter um bom relacionamento com o paciente e aproveitar para passar a mensagem de “lembramos de você para que você lembre de nós”. Mesmo nesses casos, busque oferecer um brinde ou desconto. Não desaponte seu cliente quando ele abrir o e-mail, as pessoas esperam, nessas ocasiões, receber algum tipo de agrado.

Lembre-se que o mais importante é conquistar o carinho e fidelidade do seu paciente

 O importante para sua clínica é fidelizar seu paciente, mostrar que ele é único e especial por meio de um e-mail simples de aniversário. Você pode oferecer serviços ou produtos dentro da mensagem, mas é imprescindível não fugir do objetivo principal que é mostrar que você se importa com ele. Se o conteúdo comercial não for relevante, o que mais vale é a mensagem. Busque oferecer brindes de aniversário que seu paciente tenha que retirar na clínica, por exemplo. Essa é uma forma de atrai-lo até o consultório, aumentando as chances de realizar uma consulta e estreitando os laços de relacionamento.

Você pode usar o e-mail marketing em outras datas comemorativas também. Aproveite a data em que o paciente faz aniversário com a clínica, por exemplo, para incentivá-lo a fazer um retorno ou checkup completo.

Apesar da medicina ser um dos segmentos mais tradicionais no mercado, é importante que ela se atualize e utilize de ferramentas modernas para se comunicar com seus pacientes. Agregue mais conhecimento acerca desse assunto lendo, também, nosso artigo sobre a importância do Marketing Digital para médicos.

O MedPlus oferece uma série de funcionalidades além do envio de e-mails, para que a relação entre paciente e clínica médica seja cada vez melhor. Conte sempre com a gente! Veja em detalhes como tornamos a gestão mais rápida e efetiva, liberando mais tempo para o gestor se concentrar no paciente.

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.