Cuide da saúde dos olhos

Por MedPlus em 09 de junho de 2016.

Muita gente diz que cuida da sua saúde, mas na verdade esquece que os olhos também devem merecer atenção. Afinal, sem eles ninguém consegue ver o mundo. Os olhos ficam expostos a diversos fatores que podem acabar prejudicando a visão. Poeira, raios UV, uso de alguns medicamentos, uso constante de computadores, celulares e tablets; tudo isso pode acabar interferindo no bom funcionamento da visão.

Por isso, prestar atenção na saúde dos olhos é importante para que lá na frente não ocorram problemas maiores. Os olhos são órgãos importantes, e para que nada os prejudique, alguns cuidados são necessários:

Colírios – Assim como qualquer outro remédio, o colírio não deve ser utilizado sem a devida orientação médica. Quando estiver com a vista irritada, o mais correto a se fazer é procurar um oftalmologista. Somente o médico poderá que lhe indicar o uso de um colírio se for o caso.

Retire a maquiagem antes de dormir – Quem costuma utilizar maquiagens nos olhos, deve optar por produtos antialérgicos e sem conservantes; estes não irritam os olhos. Retirar a maquiagem dos olhos quando for dormir é fundamental.

Proteja os olhos – Quem trabalha em marcenaria, metalúrgica, ou mesmo pratica algum esporte que pode oferecer riscos aos olhos, deve usar uma proteção adequada. Os olhos são órgãos muito sensíveis, por isso qualquer respingo, faísca ou mesmo lascas de madeira podem afetar a visão.

Lave sempre as mãos – Antes de colocar as mãos nos olhos, é necessário lavá-las para evitar o risco de infecções. Quem utiliza lentes de contato, também é importante fazer essa higiene antes de tocar nas lentes. A falta de higiene com os olhos pode acarretar no surgimento de algumas doenças como, por exemplo, a conjuntivite.

Use óculos de sol – Proteger a visão dos raios solares é fundamental. Isso porque, os raios UV podem prejudicar a visão, e consequentemente podem surgir doenças como a catarata. É importante lembrar que existem óculos falsos, ou seja, que não protegem e só prejudicam ainda mais a visão. Por isso, muito cuidado quando for escolher seu óculos de sol.

Os olhos também merecem um descanso – Passar muito tempo a frente do computador ou mesmo do celular, as pessoas as vezes esquecem de piscar, e a visão acaba cansando. Uma dica é descansar os olhos a cada 20 minutos, olhando sempre para longe por alguns minutos. Tentar fechar os olhos com as palmas das mãos por alguns minutos, também possibilita um descanso da visão.

Visite um oftalmologista regularmente Assim como as pessoas costumam visitar alguns médicos para fazer check-up, os oftalmologistas também devem ser consultados com frequência. Existem certas patologias que acometem a visão que são silenciosas. Por mais que você ache que a sua visão esteja em boas condições, que nada está lhe atrapalhando, é fundamental procurar um especialista pelo menos uma vez ao ano.

 

MedPlus