Como decolar com o marketing digital da sua clínica de oftalmologia?

Confira algumas técnicas para garantir que as ações de marketing em sua clínica de oftalmologia resultem no sucesso de sua clínica de olhos.

Por Daiane Gobetti em 10 de março de 2020.

Quem não é visto não é lembrado. Sim, é com esse super clichê que começamos este texto, porque se tratando de negócios, ele é uma verdade inegável.

Quando o assunto é marketing e toda a visibilidade que ele pode trazer para uma marca, tudo fica parecendo mágica. Mas na verdade, o segredo é a estratégia.

É possível investir em marketing offline, que conta com mídias fora da internet,  ou marketing online, mais conhecido como marketing digital.

Mas se tratando de custos, assertividade de estratégia e retorno do investimento, o universo digital traz muito mais vantagens.

É sempre bom lembrar que suas ações de marketing devem estar alinhadas com as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Caso contrário, sua clínica ou consultório de oftalmologia pode acabar lidando com problemas e multas.

Quer saber como garantir que suas estratégias de marketing para clínica de oftalmologia rendam bons resultados? Continue sua leitura e compreenda:

Conheça seu público

Toda a estratégia digital deve estar embasada em um fato muito importante: Conhecimento do seu público. Para isso existem as personas. 

Personas são personagens fictícios baseados nos estudos do seu público-alvo.

É importante que essas personas apresentem informações como a rotina deste personagem, seus desejos e até mesmo seu estilo de vida. Quanto mais dados esse perfil tiver, melhor.

Sabendo quem é essa persona, chega a hora de planejar as ações e desenvolver seus conteúdos. 

Lembre de alinhar sua estratégia de marketing e toda a comunicação feita pela sua clínica de oftalmologia com as informações da sua persona.

Isso irá garantir que suas ações sejam muito mais assertivas. 

Presença digital

Primeiramente precisamos falar sobre presença digital. Pois neste universo online, queremos ter visibilidade. E existem alguns equívocos que não podem ser cometidos.

A questão é que visibilidade não se alcança apenas estando nas redes sociais e tendo um site. Também é necessário estar ativo no mundo digital, e produzir conteúdos relevantes, para que suas estratégias deem retorno.

Existe uma grande concorrência pela atenção das pessoas dentro da internet.

E por isso, é preciso que suas ações de marketing sejam colocadas em prática com frequência. 

Presença digital não é apenas sobre estar nas redes sociais,  mas sobre entregar conteúdos relevantes que possam fazer a diferença no dia a dia das pessoas. 

E uma vez que o online está tão entrelaçado com a rotina das pessoas, é preciso ser criativo, relevante e estabelecer uma estratégia eficaz para entrar no universo do seu paciente prospectado. 

Agora que você já entendeu o que é presença online, é hora de descobrir quais estratégias podem criar um relacionamento com quem você está prospectando.

E como resultado atrair, e mais tarde reter, pacientes.

Estratégias para redes sociais

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Redes sociais são realmente excelentes canais para se comunicar com seu público.

Por isso vamos falar um pouco mais sobre essas poderosas ferramentas da internet

Existem algumas redes sociais que dominam o mercado, como Facebook e Instagram.

Produzir conteúdos para essas duas redes sociais é bem importante, pois ambas possuem um grande número de usuários.

O que significa que a probabilidade do seu público estar ali é muito grande.

A comunicação com seu público nessas plataformas pode acontecer de forma quase instantânea se sua clínica de oftalmologia tiver o costume de responder seus clientes através desses canais. 

É importante desenvolver esse costume, para que seu público se sinta próximo de você.

Faça um planejamento incluindo posts de datas comemorativas, além de assuntos e conteúdos para posts. Para isso, utilize um calendário sazonal

Também é importante estabelecer um número mínimo de posts para cada semana.

Deixe isso bem claro no seu planejamento e faça o possível para seguir o que você especificar no documento. 

Mantenha uma frequência de posts, pois isso é essencial na construção da visibilidade em ambas as redes.

Lembre-se de que o alcance orgânico não trará muita visibilidade para sua clínica de olhos.

Portanto, deixe claro no seu planejamento quanto você irá investir para “patrocinar os posts”, e garantir que eles tenham a visibilidade esperada. 

O que levar em conta na estratégia do site e otimização do Google

Ter um site é muito importante. Afinal de contas todo mundo busca informações no Google. 

Porém, garanta que seu site seja responsivo: adaptado para qualquer dispositivo como computadores, smartphones ou tablets. 

Deixe claro nesse site quem é você e todas as informações sobre os tipos de atendimento prestados. 

Caso queira deixar mais robustas suas estratégias em relação ao seu site e à busca do Google, conte com o Inbound Marketing. 

Se perguntando do que se trata o Inbound Marketing? Confira nosso post: Como fazer Inbound Marketing (Marketing de Atração) na área da saúde

Para desenvolver uma estratégia eficiente de Inbound Marketing para sua clínica, é necessário estar atento a dois pontos-chave: objetivo e público-alvo.

E dentro das estratégias de Inbound Marketing, algumas questões devem ser levadas em conta.

Elas são: Conteúdo, SEO e potencial para integrar todos os canais.

Esses canais se referem a: Site, Blog, redes sociais, e-mail, entre outros. 

Foque na produção de conteúdo

Uma estratégia de marketing digital robusta para atrair e fidelizar só se faz possível quando seus conteúdos estão alinhados com seu público. 

Como isso é um grande diferencial em toda a estratégia, sempre que for o momento de criar seus conteúdos procure seguir as seguintes diretrizes:

  1. Utilize o Storytelling: Esta é uma técnica de conteúdo que funciona muito bem tanto nas redes sociais quanto no seu site, e até mesmo blog.
  2. Eduque: Dividir o conhecimento com seu público a fim de educá-los é sempre uma boa ideia, pois ajuda a construir sua autoridade no assunto. 
  3. Seja relevante: Procure falar sobre tópicos que sejam realmente relevantes para sua persona. Caso contrário, ela não utilizará seu tempo para ler seu post ou blog. Nesse caso, você estará desperdiçando seus esforços na internet. 

Leve em conta todos esses fatores na hora de criar o marketing da sua clínica, e veja os resultados positivos de suas estratégias de marketing médico.

Uma gestão médica que procura bons resultados em todos os setores é capaz de garantir sucesso. 

Quer uma gestão ainda mais eficiente e segura? Então confira nosso eBook sobre LGPD:

Daiane Gobetti

Analista de Marketing
Formada em Publicidade e Propaganda, faz parte do time de Marketing da MedPlus há quase 2 anos.