Os desafios de inovar na gestão médica

Descubra agora mesmo quais os desafios de inovar na medicina, sabendo como lidar com isso e tirar proveito de seus benefícios.

Por Aline Patricia em 02 de outubro de 2020.

Inovar é algo que acontece em todos os lugares do mundo e nos mais diversos setores. O avanço tecnológico, somado à conexão com a internet, revoluciona processos dia após dia nas mais diversas maneiras. 

E a evolução da tecnologia na saúde trouxe muitas ferramentas que inovaram no trabalho médico. 

Cirurgias passaram a contar com câmeras e lasers, enquanto resultados de exames se tornaram ainda mais exatos. A gestão administrativa deixou de ficar centrada no papel, e passou a estar dentro de um sistema online, cheio de funcionalidades integradas. 

Todas essas mudanças, e muitas outras ao longo do tempo, demandaram a adaptação dos profissionais da saúde e até mesmo dos protocolos utilizados. E esta adaptação é de fato um grande desafio. 

Além do mais, acompanhar todas as novidades e implantá-las em sua clínica ou consultório pode ser bastante complicado. Então como lidar com isso tudo e aproveitar os benefícios da tecnologia? 

É exatamente sobre isso que vamos falar neste material! Continue com a gente e saiba mais sobre o assunto: 

A importância da inovação na gestão médica

Desafios da inovação na gestão médica | MedPlus

A verdade é que as inovações e as tecnologias criadas podem salvar milhares de vidas, criar novos tratamentos, melhorar e contribuir para a uma saúde cada vez mais sustentável.

Estudos e testes são desenvolvidos em todos os lugares do mundo o tempo todo e muitos deles apresentam resultados incríveis e positivos. Isso pode trazer benefícios para médicos, mas principalmente para a qualidade de vida dos pacientes. 

A medicina é sobre as pessoas. Por esse motivo, seguir acompanhando todas as inovações é tão importante. 

É preciso destacar também que muitos dos seus pacientes são digitais e gostam de optar por profissionais que acompanham as tecnologias e trazem novidades para suas clínicas médicas. Por isso, lidar com os desafios torna o profissional da medicina melhor e ainda ajuda a atrair mais pacientes! 

Leia também: A era da saúde digital: como a tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes

Desafios da inovação para médicos 

Desafios da inovação na gestão médica | MedPlus

Agora que você conhece algumas das vantagens de acompanhar as inovações da gestão médica, conheça os principais desafios em meio a este cenário e como lidar com cada um deles. 

1- Acompanhar as novidades do setor

O dia a dia de um médico costuma ser bastante atarefado. Entre consultas, diagnósticos e por vezes até cirurgias, se manter atualizado nas inovações do setor é um verdadeiro desafio.

São muitos artigos, pesquisas e equipamentos que surgem. E, afinal, como acompanhar tantas inovações, aprendendo novas técnicas e oferecendo um atendimento mais eficiente cada dia? 

A resposta é: procurando por workshops, cursos e eventos que tratem da sua especialidade, ou que tenham como temas as novidades e inovações médicas. 

Também existem sites e revistas onde essas informações podem ser encontradas. 

O ideal é que, uma vez ao mês, o profissional tenha um tempo livre em sua agenda para estudar, ler artigos e fazer pesquisas, até mesmo através de plataformas online.

Se isso não for possível, procure buscar atualizações ao menos uma vez ao ano. É ainda melhor se isso acontecer em eventos específicos que reúnem milhares de profissionais que podem trocar esse tipo de conhecimento. Estes eventos podem ser presenciais ou online.

2- Adaptar seu trabalho e sua rotina às novidades 

Depois de passar pelo processo descrito no tópico acima e conhecer as indicações da medicina, é hora de escolher quais serão utilizadas no seu dia a dia. 

Algumas destas novidades irão demandar de adaptações no trabalho que tem sido desenvolvido até o momento. Isso significa que haverá a necessidade do médico analisar as mudanças que serão necessárias, e este é outro desafios para médicos que querem inovar.

Mas não veja este desafio como um impedimento, e sim como uma maneira de mudar, melhorar e evoluir! 

Por isso analise seus processos e faça as mudanças necessárias. Conte com a ajuda da sua equipe para realizar as alterações e saiba ouvir suas ideias. Lembre-se de que eles convivem com os desafios diários da gestão médica junto do profissional de saúde e, portanto, podem ter feedbacks muito positivos. 

Utilize ferramentas digitais em sua clínica ou consultório médico

Contar com um sistema de gestão para auxiliar no dia a dia é muito importante. Isso torna sua clínica mais digital e melhora os processos de diversos setores. Algumas das principais ferramentas que devem ser consideradas para sua clínica são as seguintes: 

  • Agenda online;
  • Prescrição digital;
  • Prontuário eletrônico;
  • Sistema para gestão financeira;
  • Aparelhos para exames ligados à sua especialidade;
  • Telemedicina.

A teleconsulta é um verdadeiro desafio para muitos médicos, pois impacta diretamente no formato do trabalho que foi desenvolvido até o momento em sua clínica. Mas seus benefícios são tão expressivos que deixar de lado essa tecnologia pode ser um grande erro. 

A teleconsulta do MedPlus mudou o atendimento ao paciente em clínicas pelo Brasil todo. Esta ferramenta oferece:

  • Facilidade no acesso à teleconsulta: o atendimento pode ser realizado em qualquer dispositivo que esteja conectado à internet;
  • Agendamentos online facilitado: a ferramenta de teleconsulta do MedPlus está integrada à agenda médica do sistema e permite que o agendamento seja feito através de um link. Ela aceita agendamentos online facilitando o processo e aumentando a satisfação do paciente.
  • Mais privacidade e segurança: cada atendimento realizado tem um link único e os dados do paciente e do médico são protegidos pela criptografia do sistema MedPlus;
  • Envio do termo de consentimento: o próprio sistema envia um termo de consentimento para o paciente. Assim ele pode aceitar os termos antes de iniciar a consulta, de acordo com o recomendado pela LGPD;
  • Integração ao prontuário eletrônico e prescrição digital: para que o médico acesse as informações do paciente durante a teleconsulta de maneira facilitada, criando prescrições quando necessário;
  • Melhor usabilidade: na teleconsulta do MedPlus, é possível aumentar a tela, pausar áudio e vídeo, e muito mais;
  • Assinatura digital: a assinatura digital garante a validade jurídica dos documentos médicos e ainda autentica a prescrição médica digital;
  • Melhora no atendimento: a opção da teleconsulta permite criar uma proximidade com seu paciente, mesmo a distância. Isso acaba aumentando sua satisfação e fidelização.

É importante destacar que a teleconsulta não substitui os atendimentos presenciais. Ela existe para complementar a experiência do paciente, permitindo um tratamento mais pleno e um acompanhamento mais completo do tratamento.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre telemedicina e sua aplicação em clínicas e consultórios? Então confira nosso eBook:

Aline Patricia

Gerente de Produto
Formada em Administração, há 11 anos atua na MedPlus no atendimento ao cliente e atualmente é Gerente de Produto.