Dicas para conciliar a vida pessoal e profissional

Por MedPlus em 29 de outubro de 2015.

Provavelmente você já recomendou a algum paciente que ele desacelere, procure evitar o estresse, tente ficar mais tempo com a família, pratique exercícios, que reserve um tempo para si. Mas e você? Está fazendo isso também?

Quando iniciamos uma carreira profissional, sobretudo como autônomos, costumamos nos dedicar ao máximo ao trabalho, afinal, é nele que estamos apostando as fichas de anos de estudo e dedicação. Mas a vida não deve ser só trabalho, por mais prazeroso que ele seja.

Desacelerar pode parecer difícil diante de uma agenda cheia, uma rotina de atendimentos em vários hospitais ou cidades e outros compromissos profissionais. Mas é possível conciliar o profissional e o pessoal de forma satisfatória. Conheça algumas dicas para começar:

Tempo

Organize seu tempo. Existe horário para trabalhar, para descansar, para almoçar, etc. Você definirá os seus, mas é importante não “misturar” as coisas. Por exemplo: almoçar no consultório para liberar o fluxo de trabalho.

O inverso também vale. Se estiver trabalhando, trabalhe, e evite distrações. E lembre-se que a palavra mágica “planejamento” é uma excelente aliada na gestão de tudo, inclusive do tempo.

Desligar é preciso

O expediente acabou, é hora de cuidar da vida pessoal. Mas enquanto cozinha, pratica exercícios físicos, passa um tempo com as crianças, descontrai com amigos, você realmente está presente? Ou lá no fundindo está pensando no que precisa fazer amanhã? Se desligar do trabalho é difícil, tente exercitar. Mesmo que o trabalho esteja em primeiro lugar para você, saiba também exercer o que está em segundo, em terceiro, e assim por diante.

Sincronize calendários e agendas

Se as responsabilidades profissionais estiverem na mesma agenda que os compromissos pessoais, você vai ter mais dificuldade para esquecer que sua vida tem esses dois lados.

Diga não

Mesmo que você saiba muito bem gerenciar seu tempo, o dia ainda tem só 24 horas, e por isso é preciso elencar prioridades. Se aparecer algo que não cabe na sua agenda, simplesmente diga não. Isso é uma forma de impor limites a si mesmo

MedPlus