Dicas para escolher um novo colaborador para a sua clínica

Por Cecília Galvão em 12 de julho de 2016.

Se administrar uma clínica já não é uma tarefa fácil, imagine ter que contratar um novo colaborador, que atenda todas as suas expectativas. Existem empresas que contam com departamento de RH (Recursos Humanos) para fazer este trabalho, já outras precisam contratar alguém sem a ajuda do RH.

E para isso, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença na hora em que você precisar contratar alguém e não saber por onde começar. Convenhamos que contratar um novo colaborador é uma tarefa um pouco trabalhosa e vai requerer de você um pouco mais de dedicação. Vamos às dicas:

Tenha em mente que tipo de colaborador a sua empresa quer ter – Esta é a primeira pergunta que o gestor deve fazer para saber aonde quer chegar. Sua empresa precisa de colaborador que seja atencioso, que tenha experiência, que seja pró-ativo, que atenda bem os clientes/pacientes, que saiba ouvir as pessoas, ou que tenha empatia? É listando essas ou outras características que você vai conseguir começar o processo de seleção.

Escolha os lugares certos para a divulgação da vaga – Esta dica também contribui muito para achar o colaborador que sua empresa precisa. A divulgação da vaga, quando é feita em lugares certos pode trazer resultados rapidamente. Procure sites confiáveis, bancos de currículos gratuitos ou mesmo em veículos de comunicação de sua cidade para divulgar.

Escreva o texto sobre a vaga corretamente – Para não ter problemas depois, certifique-se de que escreveu o texto sobre a vaga corretamente. Veja se você não esqueceu de colocar dados relevantes como a função, as características que esta vaga exige, entre outros.

Na hora da entrevista esclareça tudo sobre a vaga – Fale para o candidato como será o trabalho na clínica, qual é o horário de trabalho, quais as características que esta vaga precisa, qual será o salário dele; observe também se o candidato é pontual e chegou no horário marcado, e faça perguntas sobre o currículo dele. É ideal conversar bastante com o candidato para que você gestor consiga encontrar a pessoa certa para esta vaga.

Caso você tenha conversado com muitos candidatos e ainda restaram dúvidas sobre qual deles tem o perfil mais adequado para a vaga, tente chama-los novamente para uma segunda entrevista. Faça alguma dinâmica e tente tirar suas dúvidas a respeito do candidato.

Feito tudo isso, é só escolher o candidato que mais se identificou com a proposta da empresa. Procure o profissional que vai suprir as necessidades da clínica e acima de tudo, atender bem os clientes.

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.