Dicas para montar uma clínica

Por Thais Geron em 06 de outubro de 2016.

Trabalhar com o que gosta e ainda ter o próprio negócio é o que maioria dos profissionais desejam. Muitos profissionais passam anos trabalhando em vários lugares, estudando bastante, e sentem que podem ser mais, que podem fazer mais. E aí a ideia de ter o próprio negócio vem à cabeça. E a pergunta é: por onde começar?

Antes de irmos às dicas para auxiliá-lo na abertura de uma empresa, podemos adiantar que nada é fácil. Mas se o seu sonho é montar uma clínica, cada esforço vale a pena. O primeiro passo é:

Planejamento – Antes de qualquer ação é fundamental planejar. É preciso pensar sobre quais são os seus objetivos, quais são suas metas, aonde você quer chegar, quanto você irá gastar, e seguir com os pés no chão. Ter em mente quais serão as etapas a serem seguidas para que o sonho se torne realidade, ajuda você a não tomar nenhuma decisão precipitada.

Escolha o local – A escolha do local é algo muito importante. Pense no público que frequentará a clínica e analise um lugar adequado e de fácil acesso. Em geral as clínicas costumam ser instaladas no centro, mas tudo depende do público que você quer atingir.

Atente-se a documentação – Você está abrindo uma empresa, e assim como as outras a sua clínica também tem algumas obrigatoriedades a serem seguidas. Não comece a atuar sem antes ter os documentos necessários para que sua clínica possa atender. Nesse momento é interessante contar com a ajuda de um contador. Ele te auxiliará com toda a documentação necessária.

Busque profissionais qualificados – Dependendo do tamanho da sua clínica, se você pretende oferecer algum tipo de exame ou não, você já terá em mente quantos profissionais serão necessários para auxiliá-lo na sua empresa. Caso você não tenha tempo para analisar currículos e entrevistar os candidatos, uma opção é contratar uma empresa que faça o recrutamento desses profissionais para você.

Tenha um ambiente acolhedor – Outro ponto importante para a abertura de uma clínica é o ambiente. Este deve ser silencioso e acolhedor para que o paciente entre na sala de consultas tranquilo. É interessante disponibilizar água, um cafezinho, revistas e livros para que este paciente possa se distrair.

Faça uma gestão eficiente – Saber gerenciar a clínica é algo importante para o sucesso do seu negócio. Por isso, contar com softwares que ajudam na gestão completa da clínica pode ser o caminho perfeito. O software de gestão médica da MedPlus é o sistema que você precisa para auxiliá-lo nas tarefas do dia a dia da empresa.

Ele conta com ferramentas que ajudam na parte de agendamento e monitoramento de consultas marcadas, traz benefícios exclusivos como prescrição de medicamentos, fórmulas, exames e prontuários todos eletrônicos, ajuda na gestão financeira da sua clínica, e ainda contribui para manter todas as informações da clínica organizadas.

Todos os dados do seu negócio ficam nas nuvens, e você pode acessá-los quando quiser. Basta ter por perto um computador, smartphone ou tablet, que você consegue gerenciar sua clínica com mais praticidade e agilidade.

Estas foram algumas dicas para ajudá-lo a realizar o sonho ter a própria clínica. Siga estes passos, pergunte, ouça, e tenha sempre em mente o seu objetivo.

 

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.