Dicas para uma gestão eficiente

Por Thais Geron em 06 de dezembro de 2016.

Engana-se quem pensa que só por ter uma parcela de clientes satisfeitos com a empresa, ela pode ser considerada um negócio de sucesso. Antes de pensar no sucesso, as empresas devem avaliar toda a sua gestão. Além de satisfazer e conquistar os clientes, as empresas devem ser bem organizadas, ter um bom fluxo de caixa, um bom relacionamento com seus colaboradores, conquistar seus objetivos e metas, enfim, fazer a empresa crescer.

Ninguém nasce gestor. E as técnicas para fazer uma gestão eficiente e alavancar os negócios são as mais procuradas, principalmente no fim do ano. É que é o momento em que muitas empresas param para analisar como foi o ano de 2016, e já se programarem para melhorar alguns pontos da administração para o próximo ano. Ou seja, começar 2017 com uma gestão eficiente.

Sabemos que a rotina de um gestor de uma clínica médica, por exemplo, assim como de muitas outras empresas, não é uma tarefa fácil, e exige muita dedicação e conhecimento sobre a área. Por isso, seguem algumas dicas para que sua clínica tenha uma gestão eficiente nos próximos anos:

Planeje sempre – Parece um pouco óbvio dizer que o planejamento é fundamental para uma clínica. Mas a realidade é que muitas empresas ainda pulam essa parte. Fazem suas ações sem o devido planejamento e acabam não tendo o resultado esperado. Planejar é importante sim, para toda e qualquer ação dentro da empresa.

Otimize o espaço – Aproveite que é fim de ano e reveja o espaço da sua clínica. Note se as pessoas estão sendo bem acomodadas, se elas sentem falta de algo. É sempre bom mudar, melhorar algo; afinal, as pessoas notam.

Mantenha a sua equipe unida – Para uma boa gestão da clínica ou consultório, é necessário que toda equipe esteja engajada. Uma boa comunicação entre os profissionais de todos os setores garante um melhor atendimento e também mais produtividade na empresa.

Use a tecnologia – Hoje em dia o uso de tecnologia adequada dentro das empresas contribui muito para a sua organização. Softwares como o MedPlus, por exemplo, ajudam as empresas a melhorarem o atendimento, ter um melhor controle financeiro, disponibiliza agendamento online, e tudo isso dispensa o uso de papéis. E ainda, sua clínica pode contar com muitos benefícios exclusivos que irão auxiliar nas tarefas do dia a dia. É tudo automatizado. E com a ajuda desde software, a gestão da sua clínica se torna muito mais prática e eficiente.

Não perca tempo na empresa. Siga estas dicas, faça uma avaliação do ano de 2016 e tente melhorar a administração da sua clínica. Faça uma gestão eficiente.

 

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.