Estratégias para manter o foco e a produtividade.

Por MedPlus em 03 de setembro de 2015.

Para ter um bom desempenho no trabalho é necessário ter concentração. Porém, estar sempre ativo e atento em suas tarefas pode ser algo difícil, já que a rotina cansativa e o nosso estado psicológico podem nos fazer diminuir o ritmo, comprometendo nossa produtividade.

Quer fugir da procrastinação? Você não é o único. Esse hábito atinge vários trabalhadores todos os dias, que deixam a distração falar mais alto que a atividade principal do seu trabalho. Por isso, hoje separamos algumas estratégias para manter o foco e continuar produzindo, ficando longe da procrastinação!

Cada atividade tem seu tempo

Saber o tempo de cada atividade é uma forma de aumentar a produtividade no trabalho. Quando conhecemos melhor quanto tempo levamos em cada tarefa, conseguimos organizar melhor o nosso dia, nos dedicando mais e atendendo melhor as prioridades.

Descanse

Parar também é importante. Os intervalos, apesar de parecerem paradas improdutivas, são essenciais para a produtividade. Nesses momentos, o corpo e o cérebro dão uma relaxada, e saem do foco. Na hora de voltar para o trabalho, você estará mais atento.

Equilíbrio nas redes sociais

Está em uma tarefa que precisa de foco? Desligue o wifi do celular e deixe as redes sociais de lado. Ter sua atenção em uma única atividade facilita a realização dela. Assim, você concluirá a tarefa mais rápido e terá tempo para um descanso, para iniciar outra tarefa ou, quem sabe, pra conferir as redes sociais.

Prioridades

Como falamos anteriormente, atender as prioridades do dia é uma ótima estratégia. Escolha as tarefas que são mais urgentes para serem feitas logo no primeiro horário, assim, as atividades menos importantes ficam para o resto do dia e são realizadas com mais tranquilidade e sem pressa. 

Procrastinação Produtiva

Já ouviu esse termo? Se você é um procrastinador de carteirinha e não consegue manter o foco, tente essa alternativa. Quando sentir que parou de produzir com qualidade uma tarefa, tire uma pausa para procrastinar produtivamente: limpe sua mesa, encha sua garrafa de água, regue as plantas, organize seus arquivos. Dessa forma, você aproveita o tempo com atividades que são úteis para você e para a clínica. 

Hábitos simples que podem fazer a diferença na rotina e melhorar sua produtividade.

MedPlus