Gestão eficiente: a prioridade para novos negócios

Por Thais Geron em 07 de fevereiro de 2020.

A Pesquisa Demográfica Médica no Brasil 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), concluiu que o número de médicos, atualmente, é o maior da história do país. Em meio a esse cenário, novos negócios surgem na área da saúde.

O problema é que nem sempre os profissionais da saúde têm conhecimentos sobre gestão eficiente, algo que é prioridade para o sucesso em novos negócios. 

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre o tema, para que você saiba como ter uma gestão eficiente na sua clínica médica. Confira abaixo!

Planejamento estratégico: peça-chave para gestão eficiente na área médica

Para ter uma gestão eficiente, é imprescindível que as clínicas médicas tenham um planejamento estratégico bem definido. Trata-se de um conjunto de ações que ajudam a pensar no empreendimento no longo prazo, traçando estratégias que devem ser seguidas, para que as metas sejam cumpridas.

Inicialmente, recomenda-se que todos os negócios tenham uma missão, uma visão e valores bem definidos. São esses elementos que formam a cultura organizacional, ou seja, que representam aquilo que uma empresa é em sua essência e norteiam as suas ações.

A missão precisa dizer o que a sua clínica pretende fazer, a visão deve apresentar onde você quer chegar com o seu negócio e os valores são pontos morais e éticos nos quais o gestor acredita. Eles devem nortear o negócio para o cumprimento das demais diretrizes.

Depois de serem criados esses direcionamentos, devem ser feitas análises internas e externas. Com base nisso, desenvolvidas estratégias para que a clínica tenha bons resultados. É importante que todas as ações desenvolvidas tenham uma meta numérica a ser cumprida, para que possam ser mensuradas mais facilmente.

Dicas práticas para ter uma gestão eficiente em uma clínica médica

Além de desenvolver um planejamento estratégico, para que as clínicas médicas tenham uma gestão eficiente, uma série de boas práticas precisam ser cumpridas.

A seguir, apresentaremos as principais delas! Não deixe de acompanhar e colocar todas elas em prática no seu negócio.

Garanta o cumprimento da legislação para abertura de clínicas médicas

Uma clínica médica é um estabelecimento considerado como de alto grau de risco sanitário, isso significa que, se não forem tomadas as devidas precauções, as consequências podem proporcionar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Por conta disso, existe uma legislação bastante rígida para a abertura desse tipo de empresa. Deve-se seguir uma série de regras sanitárias e trabalhistas, que são específicas para a área médica.

É preciso buscar aconselhamento e conhecer todas essas leis a fundo, para conseguir obter os alvarás da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Assim, você evita multas ou danos mais graves, como o encerramento das atividades da clínica, caso ocorram fiscalizações.

Capacite a sua equipe

A gestão eficiente só acontece quando todos os colaboradores da clínica estão alinhados e motivados para a realização de seu trabalho. Por isso, a capacitação do time é tão importante.

Uma boa prática é desenvolver treinamentos, com dicas para que os profissionais saibam como se comportar com os pacientes, como agir em situações específicas etc. Todos os colaboradores, como médicos, enfermeiros e secretárias precisam passar pelas capacitações.

Faça investimentos em marketing

A gestão eficiente de uma clínica também envolve a área de marketing. Estratégias de divulgação são importantes, principalmente para médicos recém graduados e com pouca experiência na área, em vista que, ainda não têm uma gama de clientes estabelecida.

Apesar de existirem diversas regulamentações para a publicidade médica, regidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), algumas ações podem ser desenvolvidas para atrair e fidelizar pacientes em uma clínica.

O médico gestor pode trabalhar a imagem do seu negócio nas redes sociais e também praticar ações de relações públicas, como enviar mensagens em datas comemorativas. Isso tudo gera uma aproximação entre a clínica e os seus pacientes, o que aumenta o número de frequentadores e, consequentemente, os lucros obtidos.

Tenha um software de gestão

Atualmente, é praticamente impossível gerenciar uma clínica médica mantendo todos os registros em papel. As atividades burocráticas demandam muito tempo e estamos vivendo em uma era onde tudo acontece muito rápido e em que as pessoas estão acostumadas com essa agilidade.

Ter um software de gestão é essencial para que todas as tarefas sejam otimizadas, como o agendamento de consultas, o armazenamento de dados e informações dos pacientes, o prontuário online, as prescrições médicas otimizadas, gestão financeira completa etc. Todas essas atividades precisam ser consideradas para a gestão eficiente e podem ser centralizadas em um único sistema.

Aproveite os recursos tecnológicos ao máximo

Falamos anteriormente sobre os softwares de gestão e eles, juntamente com outros recursos tecnológicos, são essenciais para a modernização de uma empresa na área da saúde.

Exemplo desses recursos é a computação em nuvem. Com essa tecnologia, o médico poderá ter acesso a todas as informações da clínica de qualquer lugar do mundo em que ele estiver. Se o gestor desejar realizar as atividades administrativas da clínica em sua casa, em um hotel ou em um coworking, por exemplo, poderá fazer de forma tranquila.

Também envolvendo a computação em nuvem e os recursos tecnológicos, não podemos deixar de citar os prontuários eletrônicos. Eles mantêm registrados todas as informações acerca dos pacientes, como resultados de exames e análises e diagnósticos de doenças constatadas ao longo das consultas.

Isso, além de ser importante para proporcionar um atendimento mais eficiente, também ajuda na gestão da clínica. Afinal, os prontuários estarão sempre muito bem organizados e as consultas poderão ser mais rápidas, sem perder a eficiência, já que o médico poderá ter acesso às informações disponibilizadas no sistema digital, com antecedência.

Se você está pensando em abrir uma clínica médica, considere todas as recomendações que trouxemos. Assim, poderá fazer uma gestão eficiente, algo que é prioridade para o sucesso de novos negócios.

O MedPlus é um software que pode ajudar muito para que se tenha uma gestão eficiente. Veja mais informações em nosso artigo que mostra como o nosso sistema pode ajudar clínicas pequenas, médias e grandes.

Thais Geron

Gerente de Produto
Administradora especialista em Informática em Saúde, com 16 anos de experiência na MedPlus e na área médica.