O ano novo das clínicas médicas: um guia para sua gestão em 2021

Sua gestão médica precisa estar pronta para o futuro. Conheça as tendências para 2021 e as novas exigências para a gestão de consultórios médicos.

Por Cecília Galvão em 18 de novembro de 2020.

O ano de 2020 mostrou para médicos do país inteiro a importância do planejamento e da eficiência na gestão de clínicas. Afinal, com a pandemia, esse preparo se tornou essencial para que profissionais da saúde pudessem continuar atendendo com segurança e rentabilidade.

E essa importância não vai diminuir na gestão médica em 2021. Médicos e gestores que sentiram na pele a necessidade de um planejamento eficiente precisam continuar com isso no pós-pandemia.

Gestores de clínicas e consultórios médicos que levarem para 2021 os aprendizados deste período, vão sair na frente. Terão uma clínica mais preparada, organizada, digital e lucrativa.

Mas há alguns elementos que precisam estar presentes nessas clínicas do futuro, para que elas estejam realmente prontas para as transformações do ano que vem.

  • Excelente planejamento financeiro;
  • Treinamento da equipe;
  • Excelência no atendimento ao paciente;
  • Presença nas redes sociais e um bom marketing médico.

Tudo isso precisa fazer parte do seu planejamento. Por isso, conheça as tendências para 2021 e siga nosso passo a passo para preparar sua clínica para o futuro da gestão médica!

O que você vai encontrar neste artigo

  • O planejamento financeiro na gestão para médicos
  • A importância do treinamento da equipe na sua gestão médica
  • A excelência no atendimento em uma clínica mais digital
  • Presença nas redes sociais e um bom marketing médico
  • A importância de ter o melhor software de gestão médica

O planejamento financeiro na gestão para médicos

Seja qual for o período, uma gestão financeira eficiente é essencial e importantíssima para o sucesso de um consultório médico.

Em tempos de agenda cheia e tranquilidade financeira, esse cuidado garante um aumento na rentabilidade e permite que você otimize as finanças na sua gestão médica.

E ela também é essencial para controlar seu financeiro em tempos de crise, já que te dá mais segurança nos cortes de gastos e ajuda a sua clínica se manter no positivo.

E o primeiro passo para ter uma gestão eficiente é preparar um planejamento financeiro para o ano inteiro.

Considere que 2021 deve ser um período de retomada gradual e não perca tempo: comece já a elaborar esse plano.

  • Veja as projeções financeiras para o país;
  • Avalie seu crediário;
  • Considere suas taxas de inadimplência;
  • Leve em conta cada gasto da sua clínica;
  • Estime a rentabilidade que os atendimentos devem trazer.

Com isso, você terá os primeiros passos de um bom planejamento financeiro para preparar sua clínica ou consultório médico para 2021.

Mas lembre-se: o planejamento deve ser flexível, para se adaptar a quaisquer mudanças que podem acontecer no decorrer do ano.

Para isso, é essencial contar com relatórios e um controle financeiro total. Essa é uma das principais soluções para clínicas médicas que um bom sistema de gestão deve te oferecer. Saiba mais sobre o assunto: MedPlus para clínicas médicas.

A importância do treinamento da equipe na sua gestão médica

Guia para a gestão de clínicas médicas em 2021 | MedPlus

No seu planejamento para 2021, você precisa prever treinamentos para sua equipe! Afinal, são eles que entram em contato com seu paciente, atendem ligações, fortalecem o relacionamento e te dão apoio no trabalho de gestão.

Por isso, leve isso em conta na hora de pensar no ano que vem. Vale preparar alguns cursos, dinâmicas, palestras e outras formas de treinamento.

Mas lembre-se: converse com a sua equipe na hora de preparar esses treinamentos. Quando eles percebem que têm opções e que podem participar da decisão, seus colaboradores vão se sentir motivados a realmente aplicarem esses conhecimentos.

Também é essencial que você participe de alguns desses treinamentos. Assim, além de aprender mais, você ainda demonstra liderança para os colaboradores.

Com uma equipe eficiente e bem preparada, todos os seus processos serão mais rápidos, organizados e bem feitos. E essas serão necessidades para o sucesso da gestão médica em 2021.

A excelência no atendimento em uma clínica mais digital

Ter um bom atendimento sempre foi um diferencial importante em clínicas médicas. No entanto, com as transformações causadas pela pandemia, um bom atendimento não é mais suficiente. Agora é preciso ter excelência!

Para começar, você deve aplicar o atendimento humanizado em sua clínica. Isso envolve ter uma clínica acolhedora, com um ambiente agradável, profissionais treinados e simpáticos e, principalmente, um médico realmente preparado para realizar a melhor consulta possível.

Além disso, é essencial ter a tecnologia como uma aliada do seu atendimento.

E esses são apenas alguns exemplos indispensáveis para o atendimento médico no pós-pandemia. Todos já devem estar no seu planejamento para 2021.

Além disso, você também precisa considerar contar com a telemedicina. Durante a pandemia, as teleconsultas transformaram o atendimento ao paciente e no ano que vem elas devem continuar a fazer a diferença.

Com as clínicas médicas de portas abertas, é possível usar a telemedicina em conjunto com os atendimentos tradicionais, aplicando um atendimento híbrido para o seu paciente.

Presença nas redes sociais e um bom marketing médico

Como a telemedicina está transformando os atendimentos? | MedPlus

As redes sociais já eram algo muito presente na vida do brasileiro e com a pandemia essa presença cresceu ainda mais. Assim, ocupar esses espaços tornou-se uma obrigação também para médicos.

Essa tem tudo para ser uma das principais tendência para 2021 na gestão para médicos. Com Instagram e Facebook para clínicas médicas, por exemplo, você fortalece seu relacionamento com os pacientes, mostra sua especialidade e pode se tornar uma referência no cuidado com a saúde.

Para isso, você pode usar essas redes a fim de estabelecer um canal de contato direto com o paciente, além de publicar informações da sua especialidade e dicas de saúde.

Mas se você quer um marketing médico de sucesso, também é importante ir além, não se limitando às redes sociais. Criar um site para a sua clínica é uma excelente forma de se tornar conhecido na internet. E isso é essencial, já que é lá que muitos pacientes vão procurar informações antes de decidirem buscar um atendimento.

Para realmente se destacar na internet, aparecendo toda vez que uma pessoa pesquisar informações sobre sua especialidade, você precisa entender um pouquinho de Search Engine Optimization. Confira nosso artigo sobre o assunto: Como utilizar estratégias de SEO no site da sua clínica.

A importância de ter o melhor software de gestão médica

A gestão de clínica médica em 2021 vai precisar de eficiência, organização e excelência no atendimento! E tudo isso só pode ser alcançado se você contar com um ótimo sistema de gestão, como o MedPlus.

Com ele, você tem todas as informações e ferramentas necessárias para:

  • Um planejamento financeiro completo e organizado;
  • Um atendimento preparado, eficiente e satisfatório;
  • Uma verdadeira gestão médica digital.

Com o MedPlus, você tem agendamento online, prontuário eletrônico, prescrição digital, teleconsultas integradas e muito mais! Conheça as vantagens do MedPlus: o sistema mais preparado para a gestão de clínicas médicas em 2021: Sua clínica médica com MedPlus em 2021

E continue seu aprendizado para descobrir o que sua clínica ou consultório médico precisa para uma gestão médica do futuro. Confira no nosso eBook:

Cecília Galvão

Líder de atendimento
Atua no atendimento da MedPlus há quase 2 anos e possui experiência nas áreas de atendimento ao cliente, suporte técnico, implantação e sucesso do cliente.