Hábitos para ter pacientes sempre felizes.

Por MedPlus em 30 de julho de 2015.

Ter clientes satisfeitos é o que todo empresário que presta serviços tem em mente. Cliente satisfeito provavelmente retornará e recomendará seu serviço e as vezes torna-se fã e amigo de seu negócio. Na área clínica não é diferente. Apesar de não trabalharmos de forma tão comercial, é importante termos pacientes satisfeitos, com experiências de tratamento, atendimento e segurança boas.

Clínicas que possuem bons resultados em avaliações realizadas por pacientes tem mais chances de serem referência. Órgãos regulatórios e instituições de qualidade levam em conta essas avaliações durante visitas de acreditação. Mas como promover um melhor atendimento para pacientes? Confira nossas dicas:

Demonstre Proximidade

Não fique distante de seu paciente. Quebre a hierarquia Médico-Paciente demonstrando proximidade. Sente-se junto ao paciente, ou mesmo apoie-se na cama. Demonstre que ali, você não é ordenador e ele ordenado.

Fale e saiba ouvir.

Aplique técnicas de comunicação nas quais o centro é o paciente. Faça perguntas abertas e permita que ele se expresse. Deixe que ele diga para você os sintomas que está sentido e explicar o que é relevante.

Decisões

Tome decisões junto ao seu paciente, compartilhe suas opiniões. Evite jargões médicos. Fale o que está planejando e como o tratamento deve ser feito, explicando passo a passo todo processo.

Deixe seu paciente à vontade

Seja aberto à perguntas. Permita que seu paciente tire as dúvidas que ele possui, por mais simples que sejam. Não faça piadas ou deixe mau entendido. Em momentos assim a confiança entre médico e paciente pode ser quebrada.

Utilize imagens

Se necessário, desenhe. Lembre-se que quem compreende o mundo da medicina é você, não seu paciente. Mostre figuras para explicar a fisiologia humana, funcionamento de máquinas e procedimentos. O paciente está interessado no tratamento que irá fazer, é importante que ele conheça todo o processo.

Você não está sozinho

Interaja com toda sua equipe de saúde. Compartilhe pensamentos e informações com outros profissionais na frente de seu paciente. Isso também quebra a ideia de que você é ordenador e ele é ordenado, passa humildade. Lembre-se que seu paciente também passa tempo com as outras pessoas da sua clínica, não só contigo.

 

A medicina é uma ciência de cuidado, não apenas de resultados. O carinho e dedicação de toda a equipe pode ser a diferença para pacientes, que sairão da sua clínica mais satisfeitos, além de saudáveis.

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