Lições que todo profissional liberal deveria conhecer

Por MedPlus em 13 de novembro de 2015.

O universo dos profissionais liberais não é o mesmo de 20 anos atrás. Muita coisa mudou, e não estamos falando apenas das particularidades da área da medicina, mas também da economia, das relações interpessoais, enfim, da sociedade.

A concorrência, motivada por fatores como a maior facilidade de acesso ao ensino superior, é cada vez maior, exigindo dos profissionais liberais não apenas alta competência técnica, mas também habilidades em gestão e marketing pessoal. Este último, aliás, merece um certo destaque na lista de lições que todo o profissional liberal deveria saber.

Um médico competente pode ter seu talento subestimado pelo mercado sem marketing pessoal, que não se trata necessariamente de publicidade. A pró-atividade, o envolvimento com as questões referentes a classe, com a sociedade, e até mesmo a forma de se vestir influencia na sua imagem.

Outro item que deve estar na agenda dos profissionais liberais é a visão de longo prazo. Você já parou para pensar em que patamar gostaria de estar daqui a 10, 15 ou 20 anos? Saber onde se pretende chegar é fundamental para planejar sua caminhada profissional, que deve incluir sim ambições financeiras, mas que não deve deixar de lado pretensões como estágios de especialização, por exemplo.

Manter-se atualizado também é muito importante, sobretudo em uma área dinâmica como a medicina. Buscar novas técnicas, participar de cursos, simpósios e encontros te ajudará a se manter na vanguarda de sua especialidade. Atualizar-se é também uma forma de sempre oferecer os melhores serviços para seus pacientes.

Conhecimento pode valer pouco sem uma estrutura condizente. O investimento em equipamentos deve ser uma prática recorrente, seja em aparelhos para a prática profissional, móveis, computadores ou sistemas de gestão. Uma recomendação é reservar parte de seu orçamento para um caixa de infraestrutura, mesmo que não haja compras planejadas no médio prazo. Assim, haverá uma certa reserva quando o investimento for necessário.

 

 

MedPlus