Manual prático para o sucesso – Parte 1: cuidando da aparência de sua clínica

Por MedPlus em 24 de setembro de 2015.

Pode ser que não tenham contado para você com todas as letras, mas não basta ser um excelente profissional de saúde para se alcançar o sucesso; pelo menos se sua intenção for ter o seu próprio consultório ou clínica.

Já dizia o ditado, até as melhores ideias precisam de uma boa propaganda, e clientes satisfeitos com um serviço prestado fazem isso de graça. O duro é que os insatisfeitos fazem também, e em alguns casos a divulgação negativa funciona até melhor, quer ver?

Um publicitário escreveu em um site sobre marketing sobre a vez em que consultou a reputação de um restaurante no aplicativo Foursquare. Um certo usuário classificou muito bem o lugar, descrevendo com detalhes o que o havia deixado satisfeito. Tempos depois, o mesmo usuário fez outro comentário, igualmente detalhado, mas desta vez bastante negativo. Adivinha qual das experiências teve mais apoio?

Dá medo né? Principalmente se você é recém formado, ou está cheio de vontade de ser dono do próprio negócio porém nunca fez isso antes. Mas calma que a gente está aqui para te ajudar, e por isso preparamos essa minissérie com dicas que podem fazer uma grande diferença na sua clínica ou consultório.

Comecemos por aquilo que gera o primeiro impacto: a aparência. Acredite, hoje em dia as pessoas reparam em tudo, e levam isso em consideração para indicar, ou não, um prestador de serviço. E não estamos falando de cuidados com o cabelo, com as roupas, o jaleco ou a organização da mesa, apesar de isso também entrar no pacote. A forma como alguém é atendido, mesmo que seja por e-mail ou telefone, já causa uma grande impressão e tudo isso vai influenciar no modo como as pessoas enxergam a sua clínica.

Invista em estrutura física

Você possui um equipamento de alta tecnologia no consultório, porém, o sofá da recepção é desconfortável. Cuide de sua estrutura física, da fachada aos banheiros. Reserve um tempo para planejar quais são os melhores móveis, a melhor distribuição e a decoração mais adequada para o seu tipo de público e sua especialidade. Ou seja, trabalhe para que o tempo de espera e consulta dos pacientes seja o mais agradável possível.

Boas secretárias causam boas impressões

Ela é geralmente a primeira pessoa que seu paciente vai encontrar, e por isso é importante saber contratar muito bem. Do contato telefônico ao tratamento na recepção, é preciso demonstrar disposição e atenção às necessidades do paciente, não só para que ele se sinta em casa, mas para que todas as suas demandas – exames, reconsultas – sejam resolvidas. Dispensável dizer que um tratamento humanizado é fundamental. Investir em treinamentos frequentes é boa alternativa.

O antes também é importante

Pense no pré-atendimento. Quem procura um médico geralmente já está com algum problema, e por isso é importante manter canais ágeis, diretos e eficazes de realizar agendamentos, ou de responder a solicitações, mesmo que seja pra dizer que, infelizmente a agenda está cheia. Isso vai passar a mensagem que você está realmente preocupado com quem te procura. O software de gestão MedPlus possui várias ferramentas que vão te ajudar nesse quesito.

Continuamos na semana que vem, até lá.

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